Mundo

EUA: Los Angeles força atores pornô a usar camisinha

Os legisladores da cidade californiana votaram a favor da lei no início de janeiro, no que foi uma vitória dos ativistas contra a Aids

Mulher usando meia-calça (Wikimedia Commons)

Mulher usando meia-calça (Wikimedia Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 25 de janeiro de 2012 às 13h25.

São Paulo - O prefeito de Los Angeles (Califórnia, sudoeste dos Estados Unidos), Antonio Villaraigosa, assinou nesta terça-feira uma lei que ordena os atores pornográficos a usar camisinha, uma medida que foi bem recebida por ativistas que lutam para reduzir as infecções de Aids.

Os legisladores da cidade californiana votaram a favor da lei no início de janeiro, no que foi uma vitória dos ativistas contra a Aids, na batalha contra a multimilionária indústria americana do cinema pornô, que tem seu raio de ação basicamente na Califórnia.

Em particular, a medida força as produtoras a pagar uma tarifa que permita cobrir os custos de inspecionar os sets de filmagem.

A Fundação para a Atenção Médica da Aids (Aids Healthcare Foundation, AHF), que há tempos faz campanha a favor do uso de camisinha nos sets, reuniu assinaturas suficientes para forçar os legisladores a aprovar a lei, caso contrário teriam de organizar um custoso plebiscito.

O presidente da AHF, Michael Weinstein, cumprimentou o prefeito Villaraigosa por ter dado o passo final para transformar o projeto em lei e disse que "este é um grande dia para Los Angeles, um grande dia para os atores e um grande dia para o sexo seguro".

Acompanhe tudo sobre:ArteCinemaEntretenimentoEstados Unidos (EUA)Países ricosSaúde

Mais de Mundo

Como a província chinesa de Fujian resolveu problemas de produção escassa de alimentos

Comunidade empresarial chinesa faz apelo aos EUA para cancelarem medidas de tarifas sobre produtos

Netanyahu nega propostas para governo civil palestino em Gaza

EUA afirma que China 'não pode ter' Rússia e Ocidente simultaneamente

Mais na Exame