Mundo

EUA lança 8 novos ataques contra o Estado Islâmico na Síria

Forças militares americanas lançaram entre ontem e hoje 8 novos ataques contra o grupo jihadista na Síria


	Caças F-15E durante operação no Iraque em 23 de setembro
 (Senior Airman Matthew Bruch/AFP)

Caças F-15E durante operação no Iraque em 23 de setembro (Senior Airman Matthew Bruch/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 13 de outubro de 2014 às 12h47.

Washington - As forças militares americanas lançaram entre domingo e esta segunda-feira oito novos ataques aéreos contra o grupo jihadista Estado Islâmico (EI) na Síria, segundo informou o Comando Central dos Estados Unidos (CENTCOM).

Quatro dos ataques foram efetuados no sudoeste de Kobani, enclave curdo que faz fronteira com a Turquia e é alvo da ofensiva dos extremistas há quase um mês, e permitiram destruiram uma metralhadora pesada do EI.

Outros três ataques tiveram como alvo o nordeste de Kobani e danificaram vários edifícios ocupados pelo grupo extremista. Uma operação no noroeste de Raqqa atingiu equipamentos do EI.

As oito novas ofensivas foram realizadas com a colaboração de aviões de combate da Arábia Saudita, de acordo com o CENTCOM. Durante as últimas 36 horas, as forças americanas fizeram pelo menos 23 ataques contra o EI em Kobani e seus arredores, detalharam fontes ligadas à operação para a emissora "NBC".

Kobani, um dos três principais enclaves curdos da Síria, é alvo de uma ofensiva do EI desde 16 de setembro, o que obrigou milhares de pessoas a fugirem para a Turquia.

O chefe do Estado-Maior Conjunto dos Estados Unidos, o general Martin Dempsey, alertou na semana passada que é possível que Kobani seja tomada pelo grupo jihadista nos próximos dias.

O secretário de Estado dos Estados Unidos, John Kerry, classificou como "tragédia" os avanços do Estado Islâmico em Kobani, embora tenha ressaltado que a luta da coalizão internacional contra o grupo seja mais focada no Iraque.

Acompanhe tudo sobre:Estado IslâmicoEstados Unidos (EUA)IslamismoPaíses ricosSíria

Mais de Mundo

Presidente do México diz que “não haverá guerra tarifária” com EUA por causa de Trump

Austrália proíbe acesso de menores de 16 anos às redes sociais

Putin ameaça usar míssil balístico de capacidade nuclear para bombardear Ucrânia

Governo espanhol avisa que aplicará mandado de prisão se Netanyahu visitar o país