Mundo

EUA efetuam 10 novos ataques aéreos contra jihadistas

Forças militares efetuaram dez novos ataques contra bases do grupo jihadista Estado Islâmico no Iraque e na Síria


	Caças F-18 americanos participam nos ataques contra o Estado Islâmico na Síria
 (Staff Sgt. Shawn Nickel/AFP)

Caças F-18 americanos participam nos ataques contra o Estado Islâmico na Síria (Staff Sgt. Shawn Nickel/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 26 de setembro de 2014 às 14h04.

Washington - As forças militares dos Estados Unidos efetuaram dez novos ataques entre quinta-feira e esta sexta-feira contra bases do grupo jihadista Estado Islâmico (EI) no Iraque e na Síria, informaram fontes.

A nova ofensiva contou com a participação de caças, bombardeiros e aviões não tripulados, explicou o Comando Central dos EUA (USCENTCOM, sigla em inglês) em comunicado.

No Iraque, cinco ataques no sul e no sudoeste da cidade de Kirkuk destruíram três veículos multiuso, duas viaturas armadas e danificaram um blindado do EI.

Além disso, no oeste de Bagdá, outra ofensiva destruiu um bunker, um refúgio e um veículo armado. Por último, perto da cidade de Al Qaim, 400 quilômetros ao noroeste da capital, foram destruídos quatro veículos armados, um centro de controle e outro de comando.

Na Síria, três ataques destruíram quatro tanques de petróleo e danificaram outro ao sul de Dayr Az Zawr, no noroeste da Síria.

Segundo o Comando Central todas as aeronaves abandonaram as zonas de ataque "com segurança". Até o momento, as forças armadas americanas realizaram mais de 200 ataques aéreos contra o Estado Islâmico em todo o Iraque.

Em parceria com os países da coalizão internacional, os EUA também efetaram mais de 20 ataques aéreos contra o Estado Islâmico na Síria desde o início da semana.

O presidente americano, Barack Obama, anunciou inicialmente que a missão ofensiva contra o EI seria focada no Iraque, mas ampliou os alvos a bases jihadistas em território sírio.

Acompanhe tudo sobre:Estado IslâmicoEstados Unidos (EUA)IraquePaíses ricosSíria

Mais de Mundo

Três pessoas morrem na Coreia do Sul após segundo dia de nevasca recorde

Governo Biden avalia novas restrições contra a China na venda de chips, diz Bloomberg

Tarifas de Trump contra China podem beneficiar Brasil de duas formas, dizem analistas

Trump nomeia Keith Kellogg como encarregado de acabar com guerra na Ucrânia