EUA: cessar-fogo de Kadafi foi 'imediatamente violado'
Trípoli já havia comunicado um cessar-fogo em sua ofensiva contra os rebeldes, na sexta-feira passada, mas segundo a comunidade internacional a medida não foi cumprida
Da Redação
Publicado em 21 de março de 2011 às 06h09.
Rio de Janeiro - O cessar-fogo anunciado pelo coronel Muammar Kadafi "era uma mentira" e foi ignorado por suas forças, afirmou neste domingo o conselheiro do presidente Barack Obama para Segurança Nacional, Tom Donilon.
O cessar-fogo "era uma mentira e foi imediatamente violado" pelo regime líbio, afirmou Donilon à imprensa no Rio de Janeiro, onde Obama encerrou neste domingo sua viagem ao Brasil.
O regime de Kadafi anunciou hoje um novo cessar-fogo, a partir das 19H00 GMT (16H00 Brasília), em resposta ao apelo da União Africana "pelo fim imediato das hostilidades".
Segundo o porta-voz do Exército Milad Fokehi, "em atenção ao comunicado publicado pelo comitê da União Africana no sábado, em Nouakchott, e às resoluções 1970 e 1973 das Nacões Unidas, o comandante das forças armadas ordenou um cessar-fogo a partir deste domingo, às 21H00" local (16H00 Brasília).
Trípoli já havia comunicado um cessar-fogo em sua ofensiva contra os rebeldes, na sexta-feira passada, mas segundo a comunidade internacional a medida não foi cumprida, o que deflagrou a operação aérea da coalizão ocidental, no sábado.