Mundo

EUA anunciam sanções à Agência Espacial do Irã

Governo americano chegou também a acusar o país de tentar usar o programa espacial como pretexto para testar mísseis balísticos

Foguete é lançado da plataforma da agência de exploração espacial japonesa Jaxa (AFP/AFP)

Foguete é lançado da plataforma da agência de exploração espacial japonesa Jaxa (AFP/AFP)

E

EFE

Publicado em 3 de setembro de 2019 às 16h38.

Priorizar nos meus resultados Google

Washington - O Governo americano anunciou nesta terça-feira a imposição de sanções contra a Agência Espacial do Irã, assim como a dois de seus institutos de pesquisa, acusando o governo do país do Oriente Médio de tentar usar o programa espacial como pretexto para testar mísseis balísticos.

"Os Estados Unidos não permitirão que o Irã use o seu programa de lançamento espacial como desculpa para progredir nos seus programas de mísseis balísticos. A tentativa do dia 29 de agosto de lançamento de um veículo espacial ressalta a urgência dessa ameaça", afirmou o secretário de Estado, Mike Pompeo, em comunicado.

Um dia depois do teste espacial, que aconteceu na última quinta-feira e foi fracassado, o presidente dos EUA, Donald Trump, garantiu no Twitter que o seu país não está envolvido no incidente, classificado como catastrófico, e desejou sorte ao Irã para esclarecer o ocorrido.

 

Acompanhe tudo sobre:Estados Unidos (EUA)EspaçoDonald TrumpFoguetesIrã - País

Mais de Mundo

Avião cargueiro da Amazon sai da pista e pega fogo perto de aeroporto em Miami

Extrema direita obtém vitória histórica na Alemanha, aponta pesquisa de boca de urna

Aprovação de Trump cai ao menor nível com insatisfação sobre economia e tarifaço

Reunião entre Zelensky e emissários da Casa Branca termina após três horas de negociações