Mundo

Estação de trem mais cara do mundo inaugura em Nova York

Construída no entorno do local onde ficavam as Torres Gêmeas do WTC, a estação será inaugurada sem cerimônia oficial e com a parte nordeste ainda fechada


	Estação mais cara: no futuro, a estação conectará os trens suburbanos com destino a Nova Jersey (PATH) com 11 linhas de metrô
 (Mike Segar / Reuters)

Estação mais cara: no futuro, a estação conectará os trens suburbanos com destino a Nova Jersey (PATH) com 11 linhas de metrô (Mike Segar / Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de março de 2016 às 11h02.

A estação de trens do World Trade Center (WTC) em Nova York abre suas portas nesta quinta-feira, um projeto que levou 12 anos para se concretizar e se tornou o mais caro do mundo.

Construída no entorno do local onde ficavam as Torres Gêmeas do WTC, a estação será inaugurada sem cerimônia oficial e com a parte nordeste ainda fechada. A área foi transformada em memorial depois dos atentados do 11 de Setembro.

No futuro, a estação conectará os trens suburbanos com destino a Nova Jersey (PATH) com 11 linhas de metrô.

O emblemático edifício dessa estação tem um salão de forma ovalada, chamado Oculus, que mede 111 metros de comprimento e é "coroado" por vigas que apontam para o céu. A ideia é evocar uma ave abrindo as asas para levantar voo.

A estação abrigará um amplo shopping, com quase 34.000 metros quadrados. Lojas e restaurantes abrem as portas em agosto.

O projeto começou em 2004 e foi muito criticado por sua estética, atrasos e custo.

Inicialmente estabelecido em US$ 2 bilhões, o orçamento chegou a US$ 3,85 bilhões, segundo o escritório do arquiteto espanhol Santiago Calatrava, responsável pelo projeto.

Prevista para ser concluída em 2009, a obra será entregue com sete anos de atraso.

O arquiteto Santiago Calatrava está em Nova York e poderá acompanhar a abertura, nesta quinta, disse um porta-voz, sem confirmar sua presença.

Acompanhe tudo sobre:ArquiteturaMetrópoles globaisNova YorkTransportesTrens

Mais de Mundo

Kamala e Trump dizem que estão prontos para debate e Fox News propõe programa extra

Eleições nos EUA: como interpretar as pesquisas entre Kamala e Trump desta semana?

Eventual governo de Kamala seria de continuidade na política econômica dos EUA, diz Yellen

Maduro pede voto de indecisos enquanto rival promete 'não perseguir ninguém' se for eleito

Mais na Exame