Mundo

Especialistas defendem leilões específicos para renováveis

Estratégia ajudaria a garantir a competitividade de fontes como biomassa e solar fotovoltáica

Painel discutiu os desafios para a ampliação da oferta de energias renováveis (Egberto Nogueira/imafortogaleria)

Painel discutiu os desafios para a ampliação da oferta de energias renováveis (Egberto Nogueira/imafortogaleria)

Vanessa Barbosa

Vanessa Barbosa

Publicado em 21 de novembro de 2011 às 14h07.

São Paulo – Reunidos no EXAME Fórum Energia, nesta segunda, em SP, especialistas defenderam a necessidade de leilões de energia específicos para o setor de renováveis, como uma forma de garantira competitividade dessas fontes em relação a outras gerações.

“Daqui a dois anos, o gás natural do Pré-sal pode estourar e deixar a eólica desconfortável”, disse Osvaldo Soliano, professor e pesquisador da Unifacs. “É fundamental ter leilões específicos para as novas renováveis, como fotovoltaicas, biomassa de bagaço de cana e PCHs”.

Segundo Ruberval Baldini, presidente da Associação Brasileira de Energias Alternativas e Meio Ambiente, o desenvolvimento da geração solar fotovoltáica se dará por dois caminhos: o da inovação tecnológica e, pelo lado estrutural, de aproveitar o potencial brasileiro para explorar esse meio. “Temos uma ótima fonte de silício, que serve de base para a produção de paineis fotovoltaicos”, disse.

E foi justamente o aprendizado tecnológico a partir de investimentos no setor de eólica que ajudou a tornar competitiva a energia gerada pelos ventos, de acordo com Élbia Melo, presidente da Associação Brasileira de Energia Eólica.

Élbia explicou que o incremento do tamanho das torres, que, em seis anos, passaram de 50 metros para 100 metros é um avanço que elevou o potencial de geração eólica do país. “Os produtores europeus estão de olho no potencial dessa fontes aqui. Estamos atraindo a indústria internacional”, afirmou.

Acompanhe tudo sobre:Energia elétricaServiçosInfraestruturaEnergiaEXAME Fórumeventos-exameEnergia eólica

Mais de Mundo

EUA usaram IA em operação que capturou Nicolás Maduro, diz jornal

Em Munique, Rubio afirma que EUA querem 'uma Europa mais forte'

Principal opositor de Putin foi morto por veneno raro encontrado em rã, dizem europeus

Parentes de presos políticos começam greve de fome na Venezuela