Se os documentos não forem alterados até domingo (23), "A Espanha votará não", alertou o primeiro-ministro da Espanha (Rafael Marchante/Reuters)
Estadão Conteúdo
Publicado em 20 de novembro de 2018 às 11h33.
Madri - O primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sánchez, disse nesta terça-feira que seu país irá votar contra o acordo para o Brexit - como é conhecido o processo para a retirada do Reino Unido da União Europeia - se o futuro do território de Gibraltar não for considerado um assunto bilateral entre Madri e Londres.
No fim da semana passada, o Reino Unido e a UE fecharam um acordo provisório de 585 páginas e uma declaração menos detalhada, de sete páginas, sobre suas relações futuras. Ambos precisam ser aprovados por líderes europeus durante uma reunião de cúpula marcada para o fim de semana.
Se os documentos não forem alterados até domingo (23), "A Espanha votará não", alertou Sánchez durante fórum empresarial organizado pela revista britânica The Economist em Madri.
A Espanha é o único entre 27 países que manifestou oposição ao acordo, por considerar incerta a forma como será tratada a questão de Gibraltar, território britânico localizado no extremo sul da Península Ibérica.