Mundo

Espanha ameaça votar contra acordo para Brexit, por causa de Gibraltar

A Espanha é o único entre 27 países que manifestou oposição ao acordo

Se os documentos não forem alterados até domingo (23), "A Espanha votará não", alertou o primeiro-ministro da Espanha (Rafael Marchante/Reuters)

Se os documentos não forem alterados até domingo (23), "A Espanha votará não", alertou o primeiro-ministro da Espanha (Rafael Marchante/Reuters)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 20 de novembro de 2018 às 11h33.

Madri - O primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sánchez, disse nesta terça-feira que seu país irá votar contra o acordo para o Brexit - como é conhecido o processo para a retirada do Reino Unido da União Europeia - se o futuro do território de Gibraltar não for considerado um assunto bilateral entre Madri e Londres.

No fim da semana passada, o Reino Unido e a UE fecharam um acordo provisório de 585 páginas e uma declaração menos detalhada, de sete páginas, sobre suas relações futuras. Ambos precisam ser aprovados por líderes europeus durante uma reunião de cúpula marcada para o fim de semana.

Se os documentos não forem alterados até domingo (23), "A Espanha votará não", alertou Sánchez durante fórum empresarial organizado pela revista britânica The Economist em Madri.

A Espanha é o único entre 27 países que manifestou oposição ao acordo, por considerar incerta a forma como será tratada a questão de Gibraltar, território britânico localizado no extremo sul da Península Ibérica.

Acompanhe tudo sobre:BrexitUnião EuropeiaEspanhaLondresMadriTheresa May

Mais de Mundo

EUA usaram IA em operação que capturou Nicolás Maduro, diz jornal

Em Munique, Rubio afirma que EUA querem 'uma Europa mais forte'

Principal opositor de Putin foi morto por veneno raro encontrado em rã, dizem europeus

Parentes de presos políticos começam greve de fome na Venezuela