Mundo

Erupção de vulcão na Indonésia deixa 6 mortos

500 pessoas foram evacuadas


	Vulcão Rokatenda, na Indonésia, em erupção: o vulcão expulsou lava e uma nuvem quente de fumaça que subiu até os 2.000 metros de altura
 (Karolus Naga/Reuters)

Vulcão Rokatenda, na Indonésia, em erupção: o vulcão expulsou lava e uma nuvem quente de fumaça que subiu até os 2.000 metros de altura (Karolus Naga/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de agosto de 2013 às 06h50.

Jacarta - Seis pessoas morreram e mais de 500 foram evacuadas por causa da erupção do vulcão Rokatenda, situado na pequena ilha indonésia de Palue, informaram nesta segunda-feira as autoridades locais.

O Rokatenda, com 875 metros acima do nível do mar, entrou em erupção no sábado passado de madrugada e expulsou lava e uma nuvem quente de fumaça que subiu até os 2.000 metros de altura.

As erupções, embora menores, continuaram até hoje e a Agência de Gestão de Desastres da Indonésia advertiu que o perigo potencial do vulcão continua sendo alto para os habitantes da ilha, de apenas quatro quilômetros de raio.

Centenas de moradores de Palue já foram retirados para a vizinha ilha de Flores, enquanto as autoridades pretendem transferir mais 2.000 pessoas.

Os trabalhos das equipes de emergência foram prejudicados pela densa fumaça que cobre grande parte da ilha e da negativa de uma parte dos moradores de Palue de abandonar suas casas.

O Rokatenda, na província de Nusatenggara Oriental, é um dos 129 vulcões ativos do arquipélago indonésio. Sua erupção mais mortífera registrada aconteceu em 1928, quando cerca de 300 pessoas morreram.

A Indonésia está localizada dentro do denominado "Anel de Fogo do Pacífico", uma zona de grande atividade sísmica e vulcânica que é sacudida por cerca de 7.000 tremores ao ano, a maioria de pouca magnitude.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaDesastres naturaisIndonésiaVulcões

Mais de Mundo

Plano de Trump para suspender teto da dívida fracassa na Câmara

Procuradora da Geórgia é afastada de caso de interferência eleitoral contra Trump

Argentina toma medidas para acelerar dolarização da economia

Luigi Mangione aceita ser transferido a Nova York para enfrentar acusações de homicídio