Equador exclui exigência de passaporte para entrada de jovens venezuelanos
Os pais deverão provar a relação de filiação e parentesco através de "documentos válidos"
EFE
Publicado em 19 de agosto de 2018 às 17h34.
Quito - O Equador eliminou a exigência de passaporte para a entrada de crianças e adolescentes venezuelanos acompanhados de pais ou responsáveis documentados, segundo a Defensoria Pública da cidade.
"Não será exigido como requisito prévio a apresentação de um passaporte válido para a entrada ao território equatoriano aos meninos, meninas e adolescentes originais da Venezuela, em qualidade de turistas, transeuntes ou com intenção de se radicarem no Equador", afirma um acordo ministerial.
O documento do Ministério de Relações Exteriores e Mobilidade Humana equatoriano ao qual a Agência Efe teve acesso especifica que não é requisitado o passaporte a crianças e adolescentes desde que entrem acompanhados dos pais, que deverão levar o passaporte" válido e vigente".
Os pais deverão provar a relação de filiação e parentesco através de "documentos válidos", incluindo certidão de nascimento original ou cópias autenticadas.
Também não haverá a cobrança para os jovens que chegarem acompanhados de um responsável com passaporte válido e vigente, desde que comprovada "a tutela através de documentos válidos".