Mundo

Energia eólica alcançará 200 GW até o final do ano

Com isso, a produção do setor de renováveis que mais recebe investimento representará 3% da demanda energética mundial

Segundo o GWEC, setor eólico dobrará a sua fatia de mercado até 2014 para 400 GW. (.)

Segundo o GWEC, setor eólico dobrará a sua fatia de mercado até 2014 para 400 GW. (.)

Vanessa Barbosa

Vanessa Barbosa

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h38.

São Paulo - A capacidade instalada de energia eólica global deve atingir a marca de 200 gigawatts até o final deste ano, de acordo com projeções do Conselho Global de Energia Eólica (Global Wind Energy Council - GWEC). Ao longo do último tirmestre de 2010, 40GW deverão ser instalados, o que tornará o setor responsável por 3% da demanda energética mundial.

O bom momento do setor pode ser explicado pelos investimentos robustos recebidos nos últimos anos. Segundo o Renewable Global Status Report (Relatório da Situação Global das Energias Renováveis), em 2009, a energia eólica liderou os investimentos em fontes renováveis, recebendo 62% do total investido em todo o mundo. Foram cerca de 62,7 bilhões de dólares, quantia superior aos 55,5 bilhões de dólares investidos no ano anterior.

Em entrevista ao jornal britânico The Guardian, Steve Sawyer, secretário-geral do GWEC, disse que o setor eólico dobrará a sua fatia de mercado até 2014 para 400 GW. Este salto será motivado principalmente pela China, Estados Unidos e Europa, mas outros países também entram em cena.

"A energia eólica está cada vez mais competitiva, se expandindo rapidamente para além dos mercados tradicionais na América do Norte e Europa. Cerca de metade do crescimento tem acontecido nas economias emergentes e países em desenvolvimento", disse ele. "E há muitos sinais encorajadores nos países da América Latina, incluindo Brasil, México e Chile, assim como a África do Norte e Subsaariana", acrescentou.

Segundo o especialista, a Grécia é uma outra nação com mercado promissor. Para acelerar o crescimento do setor, o país aprovou na semana passada um investimento no valor de 1,5 bilhão de euros (R$ 1.27 bilhão de reais), para a instalação de um parque eólico de 700MW no norte do Mar Egeu. O projeto faz parte de um amplo programa de 2,1 bilhões de euros para projetos de energia renovável no país.

Outro fator que pode estimular a expansão do setor é a instalação de parques eólicos no mar. Segundo o GWEC, o custo de parques eólicos offshore poderá cair 25% até 2025.
Recentemente, o Reino Unido inaugurou o maior parque eólico offshore do mundo, na costa marítima da Inglaterra.

A perspectiva de longo prazo para o crescimento global de energia eólica será apresentado por GWEC em outubro durante o seu Wind Power China 2010 conferência em Pequim. A finalidade é mostrar como alcançar 1.000 GW de capacidade instalada em todo o mundo até 2020.

Leia mais sobre energia eólica
Acompanhe as notícias de Meio Ambiente e Energia no Twitter
 

Acompanhe tudo sobre:ConsumoEnergiaEnergia eólicaInfraestruturaMeio ambiente

Mais de Mundo

Yamandú Orsi, da coalizão de esquerda, vence eleições no Uruguai, segundo projeções

Mercosul precisa de "injeção de dinamismo", diz opositor Orsi após votar no Uruguai

Governista Álvaro Delgado diz querer unidade nacional no Uruguai: "Presidente de todos"

Equipe de Trump já quer começar a trabalhar em 'acordo' sobre a Ucrânia