Mundo

Encomendas e emprego impulsionam indústria da zona do euro

O índice Markit do setor manufatureiro subiu para 57,1 em dezembro

Fábrica de aviões na França: país tem puxado a recuperação da indústria da zona do euro (Pascal Parrot/Getty Images)

Fábrica de aviões na França: país tem puxado a recuperação da indústria da zona do euro (Pascal Parrot/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de janeiro de 2011 às 06h57.

Londres - O aumento das encomendas e a melhora rápida do mercado de trabalho ajudaram a acelerar a expansão do setor manufatureiro da zona do euro pelo quarto mês consecutivo em dezembro, mostrou uma pesquisa empresarial nesta segunda-feira.

O índice Markit do setor manufatureiro subiu para 57,1 em dezembro, número revisado para cima a partir da estimativa preliminar de 56,8. Em novembro, o índice ficou em 55,3.

Representando o 15o mês acima da marca de 50 que separa crescimento de contração da indústria, a leitura de dezembro aproxima-se da máxima em 46 meses atingida em abril, refletindo novamente a força de Alemanha e França na recuperação da indústria da zona do euro.

França

A atividade do setor manufatureiro da França desacelerou levemente em dezembro comparado à máxima em 10 anos atingida em novembro, mas sua recuperação continuou firme apesar do mau tempo, graças à demanda externa forte.

O índice Markit/CDAF do setor manufatureiro francês caiu para 57,2 em dezembro, ante o recorde de 57,9 atingido em novembro, ultrapassando a estimativa inicial de 56,3.

A medida de produção caiu para 59,3 após chegar à máxima em oito meses de 59,5 em novembro, também superando a leitura inicial de 58,1.

O índice de novas encomendas recuou de 61,3 para 59,1 em dezembro, a mínima em três meses, mas a demanda externa cresceu no maior ritmo desde agosto de 2000, graças a fortes encomendas da Ásia e do Leste Europeu.

Acompanhe tudo sobre:Crescimento econômicoDesenvolvimento econômicoEuropaIndústriaIndústrias em geralUnião Europeia

Mais de Mundo

Netanyahu oferece quase R$ 30 milhões por cada refém libertado que permanece em Gaza

Trump escolhe Howard Lutnick como secretário de Comércio

Ocidente busca escalada, diz Lavrov após 1º ataque com mísseis dos EUA na Rússia

Biden se reúne com Lula e promete financiar expansão de fibra óptica no Brasil