Empresas da China poderão investir iuanes no exterior

Companhias chinesas poderao utilizar o iuane para fechar acordos de investimento externo direto

Pequim - O Banco do Povo da China (PBOC, o banco central do país) lançou um programa piloto para permitir que companhias chinesas utilizem o iuane para fechar acordos de investimento externo direto. A medida é considerada mais um avanço significativo para liberalizar a conta de capital do país e internacionalizar sua moeda.

As empresas chinesas podem usar o iuane para investir em novos empreendimentos, fusões e aquisições e compras de participações no exterior com efeito imediato, afirmou o PBOC, em comunicado emitido no dia 6 de janeiro.

As companhias participantes do projeto piloto devem declarar o montante do seu investimento previsto no exterior aos reguladores. A autoridade monetária informou ainda que as empresas poderão enviar seus lucros obtidos com investimentos em iuane no exterior de volta à China. As informações são da Dow Jones.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.