Exame Logo

É preciso mais ajuda para reconstruir o Haiti, diz Martelly

Martelly informou que é necessário mais assistência financeira, uma quantia que estimou em cerca de 12 bilhões de dólares

O presidente haitiano, Michel Martelly, discursa no Panamá: Martelly assumiu o governo do país mais pobre do hemisfério ocidental em maio de 2011 (©AFP / Rodrigo Arangua)
DR

Da Redação

Publicado em 26 de setembro de 2012 às 18h02.

Nova York - O presidente do Haiti , Michel Martelly, afirmou que seu empobrecido país ainda necessita de ajuda internacional, depois de ter sido devastado por um terremoto em janeiro de 2010.

O enviado especial do Escritório das Nações Unidas para o Haiti anunciou esta semana que mais da metade dos 5,33 bilhões de dólares prometidos por doadores para a reconstrução dessa nação caribenha já foram distribuídos.

Veja também

Contudo, Martelly informou que é necessário mais assistência financeira, uma quantia que estimou em cerca de 12 bilhões de dólares. Ele afirmou à rede de televisão CNN que o Haiti ainda é "um país onde tudo está por fazer".

Em relação à ajuda já entregue, Martelly disse que "o dinheiro foi utilizado para cuidar das pessoas e alimentá-las" e que, portanto, "não foi destinado à reconstrução".

Martelly está Nova York esta semana para participar da Assembleia Geral da ONU e da Iniciativa Global Clinton (Clinton Global Iniciative), uma proposta sem fins lucrativos que envolve líderes empresariais, dirigida pelo ex-presidente norte-americano Bill Clinton.

Martelly assumiu o governo do país mais pobre do hemisfério ocidental em maio de 2011. Seu governo continua lidando com as consequências do terremoto, que matou mais de 200.000 pessoas, destruiu a capital Porto Príncipe e deixou milhares de desabrigados.

Acompanhe tudo sobre:Desastres naturaisHaitiONUTerremotos

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Mundo

Mais na Exame