Mundo

Dois vulcões entram em erupção no leste da Indonésia

Autoridades ainda não informaram número de vítimas ou danos, após início da atividade vulcânica

Visão aérea do vulcão Gamalama, em atividade, soltando fumaça e cinzas (Reuters)

Visão aérea do vulcão Gamalama, em atividade, soltando fumaça e cinzas (Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 17 de setembro de 2012 às 06h58.

Jacarta - Dois dos vulcões mais ativos da Indonésia entraram em erupção, emitindo nuvens de fumaça e cinza, sem que as autoridades tenham informado de vítimas ou danos, informou nesta segunda-feira a imprensa local.

O vulcão Lokon, situado na ilha de Célebes, entrou em erupção no sábado à noite com forte atividade que criou uma nuvem de 1.500 metros de altura e verteu lava pela cratera.

Enquanto isso, na ilha de Ternate, no norte das ilhas Molucas, o vulcão Gamalama teve pelo menos duas erupções durante o fim de semana nas quais emitiu uma nuvem de mais de mil metros de altura que cobriu de cinza povoações próximas.

O porta-voz da Agência Nacional de Mitigação de Desastres, Sutopo Purwo Nugroho, disse que foi avisado às autoridades locais para que tomem medidas de precaução e chamem a população a estar em alerta.

"Os moradores não têm que ser evacuados mas não devem realizar nenhuma atividade a menos de cinco quilômetros do vulcão", segundo declarações de Sutopo, publicadas por 'The Jakarta Globe'.

O Lokon, de 1.580 metros de altura e situado a cerca de 20 quilômetros da capital regional, experimentou uma forte atividade nas últimas duas décadas.

O Gamalama, de 1.715 metros de altura, é um dos vulcões mais ativos na Indonésia e nos últimos 20 anos registrou múltiplas erupções.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaDesastres naturaisIndonésiaVulcões

Mais de Mundo

Candidato à presidência denuncia 'prisão arbitrária' de assistentes na Venezuela

Pequeno município no leste da China desenvolve indústria panificadora bilionária

Após escândalo com PwC na China, KPMG e EY assumem auditorias no país

Biden viaja a Los Angeles para evento de arrecadação de fundos com celebridades

Mais na Exame