Mundo

Retrato oficial de Schwarzenegger agita a Califórnia

Ator e político reuniu uma multidão para a inauguração de seu retrato oficial quatro anos depois que deixou o cargo de governador

Ex-governador da Califórnia Arnold Schwarzenegger durante o lançamento do seu retrato oficial, em Sacramento (Justin Sullivan/Getty Images)

Ex-governador da Califórnia Arnold Schwarzenegger durante o lançamento do seu retrato oficial, em Sacramento (Justin Sullivan/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 8 de setembro de 2014 às 22h21.

Sacramento - Quatro anos e sete filmes depois que Arnold Schwarzenegger deixou o cargo mais alto da Califórnia, o ator e político reuniu uma multidão animada com a inauguração de seu retrato oficial nesta segunda-feira, num evento que atraiu tanto pela estrela como pelo poder político.

O retrato realista, pintado pelo artista austríaco-irlandês Gottfried Helnwein, mostra o ex-fisiculturista de 67 anos de idade na frente do selo do Estado da Califórnia, vestindo um terno cinza e uma gravata listrada azul e preta, com um sorriso em seus lábios e sua tez corada.

"Quando jovem na Áustria eu sonhava em vir para a Califórnia todos os dias", disse Schwarzenegger, um imigrante que acabou se casando com uma mulher da família do presidente norte-americano falecido John F. Kennedy.

"Mas nunca em meus sonhos pensei que me tornaria governador.”

O fisiculturista republicano e astro de cinema assumiu o governo do Estado em 2003, após o estouro da bolha das empresas “dotcom” que arruinaram a economia da Califórnia e devastaram o orçamento do Estado, levando eleitores a trocar o então governador Gray Davis.

Depois de um começo difícil, que logo levou Schwarzenegger a mudar o eixo e trabalhar com os democratas, mais tarde ele enfrentou uma segunda crise econômica com o colapso das hipotecas e a Grande Recessão atingiu no final de seu segundo mandato.

O retorno de Schwarzenegger para a capital do Estado, em Sacramento, pela primeira vez desde que deixou o governo foi marcado pelo mesmo estilo hollywoodiano de suas coletivas de imprensa durante seus dois mandatos -- jornalistas apertados tomavam notas e gravavam vídeo com as centenas de simpatizantes que lotaram o Capitólio.

A multidão fez o atual governador do Estado, o democrata Jerry Brown, fazer piadas sobre durante a apresentação de Schwarzenegger. "Nunca antes eu vi tanta gente e tantas câmeras para uma coletiva de imprensa", disse Brown.

"Arnold, você ainda tem isso!" Brown, que cumpriu dois mandatos anteriores de 1975 a 1983, e cujo pai também era governador, fez uma referência a seu próprio retrato, apresentado em 1984 e famoso na época pelo seu estilo modernista.

"Quando meu pai viu meu retrato, ele ficou nervoso, e disse, 'Você nunca vai ser eleito para outro governo de novo'", disse Brown, que assumiu o comando do Estado novamente após a saída de Schwarzenegger e está tentando um quarto mandato, algo sem precedentes.

Acompanhe tudo sobre:Arnold SchwarzeneggerCalifórniaEstados Unidos (EUA)Países ricosPolítica

Mais de Mundo

Yamandú Orsi, da coalizão de esquerda, vence eleições no Uruguai, segundo projeções

Mercosul precisa de "injeção de dinamismo", diz opositor Orsi após votar no Uruguai

Governista Álvaro Delgado diz querer unidade nacional no Uruguai: "Presidente de todos"

Equipe de Trump já quer começar a trabalhar em 'acordo' sobre a Ucrânia