Exame Logo

Disputas entre milícias em Trípoli deixam 22 mortos

Milícias lutavam pelo controle do aeroporto internacional da Líbia

Trípoli: número de mortos subiu para 236 após confronto entre milícias pelo controle do aeroporto internacional (Hani Amara/Reuters)
DR

Da Redação

Publicado em 3 de agosto de 2014 às 11h29.

Trípoli - As disputas entre milícias pelo controle do aeroporto internacional na capital da Líbia mataram 22 pessoas no sábado, disse o governo interino do país. As mortes do fim de semana elevam o número de vidas perdidas após semanas de combates pelo controle do local em Trípoli e pelo poder da segunda maior cidade da Líbia, Benghazi, para 236.

A Líbia está sofrendo a pior onda de violência desde a guerra civil de 2011, quando o ditador Muamar Kadafi foi derrubado. Milícias compostas pelos rebeldes que o tiraram do posto passaram a se espalhar pelo país, armadas com equipamentos pesados que superam as armas de forças de segurança nacionais.

Veja também

Os confrontos ocorrem no momento em que mais de três quartos do parlamento recém-eleito da Líbia se encontra pela primeira vez em Tobrouk, uma cidade perto da fronteira com o Egito. O encontro sinaliza um esforço contra partidos islâmicos e milícias extremistas.

A reunião de sábado contou com 152 legisladores em Tobrouk, de acordo com a página oficial no Facebook da Câmara dos Deputados da Líbia. Abu Bakr Baiera, o parlamentar que presidiu a sessão, decidiu adiar a abertura oficial do encontro até que mais legisladores chegassem.

A presença de que muitos membros do parlamento - todos eleitos como independentes - sugere que a maioria dos parlamentares não são filiados às facções islâmicas que dominavam parlamento interino da Líbia. A última sessão sofreu com disputas políticas internas, assim como ataques violentos que resultaram em sequestros de legisladores.

Acompanhe tudo sobre:ÁfricaLíbia

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Mundo

Mais na Exame