Mundo

Destruição da camada de ozônio foi freada, afirma Nasa

Resultado foi causado por conta do acordo de 1987, que conseguiu uma redução real no impacto das emissões cinco vezes maior que o obtido pelo Protocolo de Kyoto

Gases lançados pela indústria: redução das emissões ajudou a preservar a camada de ozônio  (.)

Gases lançados pela indústria: redução das emissões ajudou a preservar a camada de ozônio (.)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h47.

Nova York - A destruição da camada de ozônio foi freada. Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), a agência espacial americana (Nasa) e 300 cientistas de todo o mundo, a capa que protege a vida na Terra dos níveis nocivos de radiação ultravioleta parou de diminuir, mas não começou a se recuperar.

O estudo mostrou que os gases que provocavam a perda da camada de ozônio foram substituídos com sucesso. Porém, em seu lugar são usados produtos que poderão impactar de forma mais intensa as mudanças climáticas, se não houver controle.

A ONU comemorou o relatório, o primeiro em quatro anos sobre a capa de ozônio. Segundo a entidade, o acordo de 1987, que determinou a retirada dos gases nocivos de aparelhos como geladeiras, impediu "um esgotamento maior" da camada. "Na última década, o ozônio não está mais diminuindo, mas também não está aumentando", diz Geir Braathen, cientista-chefe da Organização Meteorológica Mundial.

A avaliação é de que a proteção da camada de ozônio e a retirada dos gases nocivos da indústria representaram benefícios importantes. Se não fosse pelo controle do uso do clorofluorcarbono (CFC), os cientistas apontam que as emissões hoje seriam 30% superiores.

O acordo de 1987 conseguiu, portanto, uma redução real no impacto das emissões cinco vezes maior que o obtido pelo Protocolo de Kyoto. Também foram importantes os benefícios para a saúde. Segundo o levantamento, 20 milhões de casos de câncer de pele foram evitados na década, além de 130 milhões de casos de catarata. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Leia mais notícias sobre meio ambiente

Siga as últimas notícias de Meio Ambiente e Energia no Twitter

Acompanhe tudo sobre:Emissões de CO2NasaONU

Mais de Mundo

Como a província chinesa de Fujian resolveu problemas de produção escassa de alimentos

Comunidade empresarial chinesa faz apelo aos EUA para cancelarem medidas de tarifas sobre produtos

Netanyahu nega propostas para governo civil palestino em Gaza

EUA afirma que China 'não pode ter' Rússia e Ocidente simultaneamente

Mais na Exame