Mundo

Designer norte-americano constrói cadeira com teclas de piano reaproveitadas

Piano abandonado no Brooklin serviu como matéria-prima para o projeto, que utilizou suas 25 teclas

Cadeira pesa três quilos e sua estrutura foi inspirada em solo de Arthur Tatum (Divulgação)

Cadeira pesa três quilos e sua estrutura foi inspirada em solo de Arthur Tatum (Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 13 de outubro de 2011 às 15h56.

Construído com teclas de piano recuperado, o mais recente projeto do designer Andrew Rumpler cria uma nova proposta para compor uma cadeira. Este projeto, denominado “Tatum’s Lounge”, visa explorar os limites estruturais de um grupo de peças similares reaproveitadas.

Considerado “um grande pianista em qualquer estilo” por Sergei Rachmaninoff, Arthur Tatum foi um homem de um talento imensurável que criou sons maravilhosos e caóticos. Por isso, foi a inspiração que nomeou o projeto.

Para que a cadeira ficasse pronta, foram reaproveitadas 25 teclas de um piano vertical abandonado (Rumpler) encontrado em uma rua do Brooklyn, EUA, presas a 36 encaixes ocultos e pinos cruzados. O “lounge” pesa no total cerca de três quilos. A estrutura delgada foi construída e inspirada na maneira orgânica de um solo de Tatum.

A cadeira casa conceito e função para obter o seu nome – a palavra “lounge” carrega um duplo significado por ser uma cadeira com uma postura reclinada e um espaço no qual um pianista como ele, gostaria de ter tocado.

A “Tatum’s Lounge” apresenta um assento, fino quase translúcido combinado com uma moldura de aparência frágil de teclas de piano reciclado. O produto final inspira o visual equivalente aos solos imprevisíveis e composições de Arthur Tatum; uma atribuição impossível de pernas finas e ângulos, de alguma forma robusta o suficiente para suportar um homem adulto.

A construção da peça segue os passos do designer Elsie, que criou mesas de metal feitas a partir de painéis de carroceria velha encontrados em ferro velho.

Embora Rumpler tenha começado seu trabalho em meados dos anos 90, pré-revolução verde na vila East, em Nova York, com a sua loja de móveis “Nine Stories”, ele manteve seu conceito original intacto: “a maneira como uma coisa é construída deve informar o resultado final.”

Acompanhe tudo sobre:CriatividadeDesignInovaçãoProdutos verdesSustentabilidade

Mais de Mundo

Candidato à presidência denuncia 'prisão arbitrária' de assistentes na Venezuela

Pequeno município no leste da China desenvolve indústria panificadora bilionária

Após escândalo com PwC na China, KPMG e EY assumem auditorias no país

Biden viaja a Los Angeles para evento de arrecadação de fundos com celebridades

Mais na Exame