Mundo

Deputado apresenta denúncia contra Macri por "Panama Papers"

A ação de Martínez, da opositora Frente para a Vitória (peronista), ocorre três dias após a revelação de que o nome de Macri consta de uma "offshore"


	Mauricio Macri: Macri justificou a situação afirmando que trata-se de "uma operação legal", que não tem "nada de raro"
 (Jorge Adorno / Reuters)

Mauricio Macri: Macri justificou a situação afirmando que trata-se de "uma operação legal", que não tem "nada de raro" (Jorge Adorno / Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 6 de abril de 2016 às 20h45.

O deputado "kirchnerista" Norman Martínez apresentou nesta quarta-feira uma denúncia penal contra o presidente da Argentina, Mauricio Macri, para que seja investigado por evasão fiscal, após seu nome aparecer em empresas "offshore" reveladas no escândalo "Panama Papers".

A ação de Martínez, da opositora Frente para a Vitória (peronista), ocorre três dias após a revelação de que o nome de Macri consta de uma "offshore" aberta pelo escritório de advocacia panamenho Mossack Fonseca.

Macri justificou a situação afirmando que trata-se de "uma operação legal", que não tem "nada de raro".

Franco Macri, pai do presidente e proprietário de um dos grupos empresariais mais importantes da Argentina, assumiu a responsabilidade por ter colocado o nome do filho como "diretor circunstancial" de uma empresa que não foi ativada.

O advogado constitucionalista Eduardo Barcesat disse nesta quarta-feira que entrará com outra ação judicial contra Macri pelo mesmo tema.

"Quando alguém constitui uma empresa "offshore", ao menos pretende sonegar impostos, e quando ocorre isto, comete crime de evasão...", disse Barcesat a jornalistas.

A Câmara dos Deputados rejeitou um pedido da Frente de Esquerda e dos Trabalhadores (FIT) para que Macri seja convocado pelo Congresso para se explicar sobre o caso. A iniciativa recebeu 131 votos contra, 89 a favor e 16 abstenções.

O nome de Macri aparece nas "offshore" Kagemusha S.A., inscrita no Panamá, e Fleg Trading Ltd., empresa das Bahamas, segundo a investigação "Panama Papers".

Acompanhe tudo sobre:América LatinaArgentinaMauricio Macri

Mais de Mundo

Corte Constitucional de Moçambique confirma vitória do partido governista nas eleições

Terremoto de magnitude 6,1 sacode leste de Cuba

Drones sobre bases militares dos EUA levantam preocupações sobre segurança nacional

Conheça os cinco empregos com as maiores taxas de acidentes fatais nos EUA