Homem caminha em frente a um grafite onde se lê em árabe "Suas mãos e minhas mãos podem juntas reconstruir nosso país" (Zain Karam/Reuters)
Da Redação
Publicado em 27 de dezembro de 2012 às 08h11.
Moscou - Uma delegação do governo da Síria chegou nesta quinta-feira a Moscou para manter conversas com as autoridades russas sobre as últimas propostas da Rússia e dos Estados Unidos para solucionar o conflito no país árabe.
Segundo a agência 'Interfax', a missão síria, que é liderada pelo vice-ministro das Relações Exteriores, Faiçal Maqdad, se reunirá com altos cargos da Chancelaria russa.
A visita desta delegação a Moscou se produz depois das consultas do enviado especial da ONU e da Liga Árabe para a Síria, Lakhdar Brahimi, com o presidente Bashar al Assad e com representantes da oposição.
Nessas reuniões, Brahami apresentou uma série de propostas dos EUA e da Rússia para tentar atenuar o conflito na Síria, que inclui a formação de um Governo transitório composto por ministros que não pertençam à confissão alauí, a mesma do presidente, e nem aos sunitas radicais.
Além disso, a iniciativa estipula que Assad continue no poder até a segunda metade do 2013, mas sem o direito de se apresentar às próximas eleições presidenciais, previstas para 2014.
As consultas da delegação síria com as autoridades russas se produzem às vésperas da chegada de Brahimi a Moscou de Brahimi, onde o enviado especial se reunirá no próximo sábado com o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov. EFE