Mundo

Curdos e árabes sírios criam braço político contra o EI

O anúncio foi feito após conferência de dois dias em Al-Malikiya, na Síria, para esboçar um cenário de transição política após quatro anos de guerra


	Combatentes curdos: "Se o regime é parte do problema, também é parte da solução"
 (AFP)

Combatentes curdos: "Se o regime é parte do problema, também é parte da solução" (AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de dezembro de 2015 às 08h16.

Grupos curdos e árabes sírios opositores anunciaram a criação de um braço político da coalizão militar que luta contra os jihadistas do Estado Islâmico (EI).

O anúncio foi feito ao final de uma conferência de dois dias em Al-Malikiya, nordeste da Síria, para esboçar um cenário de transição política após quatro anos de guerra no país.

"Os participantes concordaram com a criação do Conselho Democrático Sírio (CDS), o braço político das Forças Democráticas Sírias (FDS)", afirma um comunicado, em referência ao grupo armado formado em outubro por combatentes curdos, rebeldes árabes e cristãos siríacos na região nordeste do país.

A conferência reuniu sobretudo integrantes do Partido da União Democrática Curda (PYD), excluído da reunião de opositores sírios que aconteceu simultaneamente em Riad.

A Coalizão Nacional Síria, principal grupo opositor no exílio, rejeitou a presença do PYD em Riad por não combater o regime de Bashar al-Assad.

"Se o regime é parte do problema, também é parte da solução", afirmou à AFP Sihanuk Dibo, um dos organizadores curdos da conferência.

O papel de Assad em uma eventual solução negociada do conflito também provoca divergências entre a comunidade internacional. Os países ocidentais exigem a saída imediata, ideia rejeitada por Rússia e Irã.

Acompanhe tudo sobre:Bashar al-AssadGuerrasOposição políticaPolíticaPolíticosSíria

Mais de Mundo

Programa espacial soviético colecionou pioneirismos e heróis e foi abalado por disputas internas

Há comida nos mercados, mas ninguém tem dinheiro para comprar, diz candidata barrada na Venezuela

Companhias aéreas retomam gradualmente os serviços após apagão cibernético

Radiografia de cachorro está entre indícios de esquema de fraude em pensões na Argentina

Mais na Exame