Mundo

Cuba lamenta morte de Niemeyer, "grande amigo" de Fidel

O presidente Raúl Castro enviou mensagens à presidente Dilma Rousseff e aos familiares do arquiteto expressando "suas condolências e profunda solidariedade"

Oscar Niemeyer na década de 1950: o arquiteto mantinha uma longa amizade com Fidel Castro baseada em sua identificação política e ideológica (AFP/AFP Photo)

Oscar Niemeyer na década de 1950: o arquiteto mantinha uma longa amizade com Fidel Castro baseada em sua identificação política e ideológica (AFP/AFP Photo)

DR

Da Redação

Publicado em 7 de dezembro de 2012 às 06h21.

Havana - Cuba lamentou nesta quinta-feira a morte do arquiteto Oscar Niemeyer, lembrado como "grande amigo" da Ilha, da revolução cubana e de seu líder histórico, Fidel Castro.

O presidente Raúl Castro enviou mensagens à presidente Dilma Rousseff e aos familiares do arquiteto expressando "suas condolências e profunda solidariedade", informou a TV estatal.

"Receba nossas condolências e profundos sentimentos de solidariedade diante da perda do querido amigo Oscar Niemeyer, filho ilustre do Brasil que a humanidade recordará sempre por sua dimensão artística e humana", disse Raúl Castro em sua mensagem à Dilma.

Aos familiares, Raúl manifestou "seu profundo pesar em nome do líder cubano, Fidel Castro, e em seu nome pelo falecimento de Niemeyer, um amigo incondicional da Revolução cubana".

"Niemeyer, grande amigo de Cuba, da Revolução e de Fidel morreu nesta quarta-feira, aos 104 anos", assinalou o jornal oficial Granma, destacando que o arquiteto esteve comprometido com a ideologia comunista "até o fim de seus dias".

O jornal do Partido Comunista (único) lembrou as afirmações de Niemeyer: "Nunca calarei a boca. Nunca esconderei minhas convicções comunistas. Quem me contacta como arquiteto conhece minhas concepções ideológicas".

Niemeyer e Fidel Castro, 86 anos, mantinham uma longa amizade baseada em sua identificação política e ideológica.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaCubaMortesOscar Niemeyer

Mais de Mundo

Sobe para cinco o número de mortos em ataque a Mercado de Natal na Alemanha

Volkswagen fecha acordo com sindicatos para cortar 35 mil postos de trabalho na Alemanha

Pandemia traz lições de como lidar com tarifas de Trump, diz professor de inovação no IMD

Câmara dos EUA evita paralisação do governo com aprovação de pacote emergencial de financiamento