Croatas votam em plebiscito sua entrada na UE em 2013

Pesquisas mostram que quase 60% da população deve votar a favor da entrada no bloco econômico

Zagreb - Cerca de 4,5 milhões de pessoas foram convocadas neste domingo em um plebiscito para votar sobre a entrada da Croácia na União Europeia (UE) em julho de 2013.

As quase 7.000 mesas eleitorais abriram às 6h (4h no horário de Brasília) e fecharão às 18h (16h), para se conhecer os primeiros resultados uma hora mais tarde, segundo a Comissão eleitoral.

Segundo as últimas pesquisas publicadas esta semana, entre 55% e 60% dos cidadãos croatas responderão com um 'sim' à pergunta de se 'desejam que a Croácia entre na UE', enquanto os 'nãos' oscilam entre 28% e 33%.

Segundo a legislação vigente, para confirmar a entrada do país na UE é necessário que mais da metade dos eleitores respaldem o acesso ao bloco.

Após quase seis anos, a Croácia concluiu as negociações de acesso à UE em 1º julho de 2011 e em 9 de dezembro a então primeira-ministra Jadranka Kosor e o presidente Ivo Josipovic assinaram o Tratado de Acesso em Bruxelas.

Se os cidadãos croatas aprovarem que seu país se transforme no membro número 28 da UE, seguirá o processo da ratificação do Tratado nos 27 países-membros, e segundo está previsto, a Croácia entrará na grande família comunitária no dia 1º de julho de 2013. EFE

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.