Cristina Kirchner realiza ato final de campanha para senadora
ÀS SETE - No Dia da Lealdade Peronista, ela reúne seus apoiadores para falar sobre sua candidatura ao senado pela província de Buenos Aires
Da Redação
Publicado em 16 de outubro de 2017 às 06h48.
Última atualização em 16 de outubro de 2017 às 09h58.
A ex-presidente da Argentina Cristina Kirchner realiza nesta segunda-feira seu ato final de campanha. No Dia da Lealdade Peronista, ela reúne seus apoiadores no estádio de futebol do clube Racing, para o qual torcia seu marido, Nestor Kirchner e também ex-presidente do país.
Às Sete – um guia rápido para começar seu dia
Leia também estas outras notícias da seçãoÀs Setee comece o dia bem informado:
- Após mais de um ano, BB negocia nova emissão de dívida externa
- O caso Aécio: Senado decide nos próximos dias como salvá-lo
- Trump e líder republicano discutem pautas do Congresso
- Curtas – uma seleção do mais importante no Brasil e no mundo
- Um arranca-rabo anima denúncia contra Temer
Cristina é candidata ao senado pela província de Buenos Aires, e saiu vitoriosa nas primárias em relação ao candidato do presidente Mauricio Macri.
Assim que acabarem as eleições, a serem realizadas no próximo domingo 22, a ex-presidente deverá prestar depoimento à Justiça, que a acusa de, em troca de acordos comerciais, ter acobertado iranianos que promoveram atentado à sede da Associação Mutual Israelita Argentina (AMIA), em 1994, que deixou 85 mortos e 300 feridos.
No início de outubro, a Justiça também começou a investigar o ex-vice de Cristina, Amado Boudou, acusado de subornos e negociações incompatíveis com o cargo, ao tentar comprar a única empresa do país que fabricava papel-moeda.
A própria realização do ato final de campanha levantou questionamentos sobre negociações indevidas — a gestão de Mauricio Macri questionou como se deu a cessão do estádio do Racing. Um diretor do clube afirmou que cederia o espaço gratuitamente, mas, em pronunciamento oficial, o Racing afirmou que o município de Avellaneda, onde se encontra a sede do clube, vai arcar com todas as despesas, que ficam em torno de 500.000 dólares. O prefeito do município é Jorge Ferraresi, apoiador de Cristina.
A duas semanas das eleições uma pesquisa de intenção de voto do instituto Poliarquía, para o jornal La Nación, mostrou o candidato do governo, Esteban Bullrich, com vantagem. Ele aparece com 37,7% das intenções, enquanto Cristina tem 35,2%.
Outras pesquisas realizadas também apresentaram vantagem para Bullrich. A província de Buenos Aires reúne 40% do eleitorado argentino e é fundamental para as pretensões de Cristina e da oposição num momento em que o governo Macri consegue melhores índices de aprovação com um início de recuperação da economia argentina. A semana será intensa na política argentina.