Mundo

Crise de alimentos: Putin diz que ajudará na exportação de grãos e fertilizantes

Presidente russo falou por telefone com o presidente francês, Emmanuel Macron, e o chanceler alemão, Olaf Scholz, em meio à preocupação global sobre oferta de alimentos

Putin: possibilidade de escassez global de alimentos com guerra na Ucrânia preocupa autoridades (AFP/AFP)

Putin: possibilidade de escassez global de alimentos com guerra na Ucrânia preocupa autoridades (AFP/AFP)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 28 de maio de 2022 às 12h38.

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, afirmou neste sábado que deseja viabilizar a exportação de grãos ucranianos, principalmente por via marítima. Em conversa telefônica neste sábado com o presidente francês Emmanuel Macron e o chanceler alemão, Olaf Scholz, Putin também defendeu a possibilidade de aumento da oferta russa de fertilizantes e produtos agrícolas.

Conquiste um dos maiores salários no Brasil e alavanque sua carreira com um dos MBAs Executivos da EXAME Academy.

Segundo nota do governo alemão, Putin também prometeu que a abertura do cinturão de minas colocado para proteger os portos ucranianos para permitir a exportação de grãos por meio de navios não seria usado pela Rússia para ações ofensivas.

"A Rússia está pronta para ajudar a encontrar opções para a exportação de grãos sem impedimentos, incluindo a exportação de grãos ucranianos dos portos do Mar Negro", informou o Kremlin, em nota, após o telefonema.

VEJA TAMBÉM: Brasil aposta em fertilizantes naturais para reduzir dependência russa

"Um aumento na oferta de fertilizantes e produtos agrícolas russos também ajudará a reduzir as tensões no mercado global de alimentos, o que, é claro, exigirá o levantamento das restrições de sanções relevantes", acrescentou a nota.

Ainda de acordo com o governo alemão, durante a ligação, Scholz e Macron pediram o armistício imediato e a retirada das tropas russas. Também solicitaram ao presidente russo que se engaje em sérias negociações diretas com o presidente da Ucrânia e encontre uma solução diplomática para o conflito.

yt thumbnail
Acompanhe tudo sobre:AlimentosEmmanuel MacronFertilizantesGuerrasOlaf ScholzUcrâniaVladimir Putin

Mais de Mundo

Trump nomeia Robert Kennedy Jr. para liderar Departamento de Saúde

Cristina Kirchner perde aposentadoria vitalícia após condenação por corrupção

Justiça de Nova York multa a casa de leilões Sotheby's em R$ 36 milhões por fraude fiscal

Xi Jinping inaugura megaporto de US$ 1,3 bilhão no Peru