Mundo

Correios usarão carro elétrico pra entregar Sedex em SP

Veículo em teste percorrerá, diariamente, durante seis meses, cerca de 70 quilômetros na cidade de Campinas

Veículo elétrico Aris, fabricado para a CPFL Energia pela Edra Automotores. (Divulgação)

Veículo elétrico Aris, fabricado para a CPFL Energia pela Edra Automotores. (Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 25 de outubro de 2010 às 14h18.

São Paulo - A CPFL Energia e os Correios assinaram, na última quinta-feira (21), um contrato para a utilização de veículo elétrico na entrega de Sedex em Campinas (SP). A parceria é uma das primeiras iniciativas do gênero no país e coloca as duas empresas na dianteira de soluções sustentáveis na prestação de serviços.

O veículo utilitário Aris, fabricado especialmente para a CPFL Energia pela Edra Automotores, será testado pelos Correios por um período de até seis meses. Ele percorrerá, diariamente, cerca de 70 quilômetros pelas ruas e avenidas do bairro Taquaral, um dos mais populosos de Campinas, entregando, em média, 200 documentos Sedex. Um motorista especialmente escolhido pelos Correios passou por treinamentos para que pudesse dirigir com total segurança e autonomia. Ele será o único condutor do Aris durante o período de empréstimo. O carregamento, em tomada comum, será feito duas vezes ao dia.

"Estamos abrindo portas para a utilização maciça desses veículos, que têm como principal característica a emissão zero de gases de efeito estufa", explica Paulo Cezar Coelho Tavares, vice-presidente de Gestão de Energia da CPFL, lembrando que o custo por quilômetro rodado é de, aproximadamente, R$ 0,04, ou seja, 25% mais econômico que um veículo a gasolina.

Para José Osvaldo Fontoura de Carvalho Sobrinho, diretor de Tecnologia e de Infraestrutura dos Correios, "a ideia é incorporar mais protótipos Aris à frota após o período de testes'.

O modelo do veículo é Aris com velocidade média de 65 km/h e autonomia entre 90 km e 120 km. Capacidade de 350 kg e dois passageiros. A carga horária de utilização do veículo é de aproximadamente sete horas por dia.

Acompanhe tudo sobre:AutoindústriaCarrosCarros elétricosEnergiaEnergia elétricaServiçosTecnologias limpasVeículos

Mais de Mundo

Biden assina projeto de extensão orçamentária para evitar paralisação do governo

Com queda de Assad na Síria, Turquia e Israel redefinem jogo de poder no Oriente Médio

MH370: o que se sabe sobre avião desaparecido há 10 anos; Malásia decidiu retomar buscas

Papa celebrará Angelus online e não da janela do Palácio Apostólico por resfriado