Corpo de Mandela é transferido para Pretória

O corpo do ex-presidente da África do Sul, Nelson Mandela, foi transferido para um hospital militar em Pretória

Johanesburgo - O corpo do ex-presidente da África do Sul, Nelson Mandela, foi transferido para um hospital militar em Pretória, informou nesta sexta-feira a emissora pública "SABC".

O atual presidente do país, Jacob Zuma comunicou em um discurso na rede de televisão e rádio pública que Mandela morreu ontem, quinta-feira, às 20h50 locais em companhia de sua família.

"Morreu em paz, nossa nação perdeu o maior de seus filhos e um pai", informou Zuma às 0h50 locais desta sexta-feira.

Mandela se tornou em 1994 o primeiro presidente negro da história da África do Sul e liderou, junto com seu antecessor no cargo e último governante do "apartheid", Frederik De Klerk, uma transição democrática que evitou uma guerra civil entre brancos e negros no país.

Mandela tinha saído de prisão quatro anos antes, após ficar preso por 27 anos por suas ações contra o regime segregacionista. Foi nas prisões do "apartheid" que contraiu os problemas respiratórios que provocaram sua morte.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.