Coronavírus: União Europeia restringirá acesso ao bloco por 30 dias
Comissão Europeia anunciou que a medida deve vigorar por pelo menos 30 dias, podendo ser estendida, se necessário
Gabriela Ruic
Publicado em 16 de março de 2020 às 12h46.
Última atualização em 16 de março de 2020 às 13h27.
São Paulo — A Comissão Europeia anunciou que irá pedir aos países que restrinjam viagens não essenciais ao bloco pelo período de 30 dias, podendo estender a medida se necessário, em uma nova tentativa de conter a epidemia do novo coronavírus .
O anúncio foi feito agora há pouco pela presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen.
"Quanto menos viagens, mais podermos conter o vírus. Portanto, acabei de informar nossos parceiros do G7 que proponho para todos os chefes de Estado e governo a restrição de qualquer viagem não essencial para a União Europeia", disse a presidente da Comissão.
Ainda de acordo com ela, a medida deverá vigorar por 30 dias, podendo ser estendida, se necessário. A restrição não irá se aplicar aos familiares de cidadãos ou estrangeiros residentes do bloco, assim como médicos, enfermeiros e pessoas envolvidas no transporte de produtos para a União Europeia.
Epidemia do novo coronavírus na Europa
A Europa está sendo duramente impactada pela epidemia do novo coronavírus. A Itália, por exemplo, é o segundo país mais afetado, atrás apenas da China, com mais de 23.000 casos e quase 2.000 mortes.
Desde o último final de semana, vários países do bloco anunciaram medidas para tentar frear a doença. A Espanha, por exemplo, restringiu o movimento das pessoas dentro do país e decretou estado de emergência. Na França, foi ordenado o fechamento de estabelecimentos como bares e restaurantes.