Mundo

Coreia tenta impedir naufrágio de navio com 400 passageiros

Mais de 190 pessoas foram resgatadas dentre os 472 ocupantes de um navio de passageiros que começou a afundar na costa sudoeste da Coreia do Sul

Parte do navio sul-coreano, que naufragou com mais de 400 passageiros, é visto no mar de Jindo (South Korean Navy/Yonhap/Reuters)

Parte do navio sul-coreano, que naufragou com mais de 400 passageiros, é visto no mar de Jindo (South Korean Navy/Yonhap/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 15 de abril de 2014 às 23h52.

Seul - Mais de 190 pessoas foram resgatadas dentre os 472 ocupantes de um navio de passageiros que começou a afundar nesta quarta-feira (data local) na costa sudoeste da Coreia do Sul, e as forças de resgate esperam retirar todos os ocupantes nas próximas horas, informou a imprensa local.

Dos 472 passageiros do navio, que se encontra a cerca de 20 quilômetros da ilha sudoeste de Byeongpyung, 325 seriam estudantes de bacharelado que realizavam uma viagem escolar, segundo a agência "Yonhap".

Por enquanto, a Guarda Costeira e a Marinha da Coreia do Sul, que enviaram ao local pelo menos oito embarcações e dois helicópteros, informaram que já conseguiram resgatar cerca de 190 pessoas.

As autoridades pediram calma ao anunciar que a embarcação afunda lentamente e que todos os passageiros poderão ser resgatados em um prazo de duas horas.

A televisão pública sul-coreana "KBS" mostrou imagens do navio inclinado em quase 90 graus e parcialmente afundado, entre helicópteros e lanchas de resgate.

A embarcação, que fazia o trajeto entre Incheon (ao oeste de Seul) e a turística ilha de Jeju (sudoeste), emitiu um sinal de socorro pouco depois das 9h (hora local, 21h desta terça-feira em Brasília).

Entre os motivos do acidente, algumas fontes cogitaram uma colisão com um recife submarino, o que teria provocado uma ruptura do casco do navio, segundo a "KBS".

A embarcação "Sewol", de 6,8 mil toneladas, partiu às 21h locais da terça-feira (9h de Brasília) do porto de Incheon com destino à ilha de Jeju, conhecida como um dos principais destinos turísticos da Coreia do Sul.

Acompanhe tudo sobre:acidentes-de-barcoÁsiaCoreia do SulNaufrágiosNaviosTransportes

Mais de Mundo

UE aprova acordo para utilizar lucros de ativos russos congelados para ajudar a Ucrânia

Após insultos de Milei, Espanha retira embaixadora da Argentina

Chanceler da Rússia culpa Estados Unidos pela queda do helicóptero do presidente do Irã

Espanha anuncia que vai retirar embaixadora da Argentina; Milei considera decisão um 'disparate'

Mais na Exame