Mundo

Coreia do Norte prepara desfile militar pré-olimpíadas de inverno

Imagens captadas por satélites mostram grandes desdobramentos e retiradas em ordem de tropas de tanques e outros veículos motorizados na base aérea de Mirim

Coreia do Norte: data do desfile militar antecede a abertura dos Jogos de Inverno (Damir Sagolj/Reuters)

Coreia do Norte: data do desfile militar antecede a abertura dos Jogos de Inverno (Damir Sagolj/Reuters)

E

EFE

Publicado em 18 de janeiro de 2018 às 06h51.

Seul - Fotos de satélite publicadas nesta quinta-feira mostram preparativos militares perto de Pyongyang, corroborando informações de que a Coreia do Norte realizará um grande desfile militar no dia anterior ao início dos Jogos Olímpicos de Inverno de PyeongChang.

As imagens, tomadas pela empresa Planet durante vários dias entre 26 de dezembro e 12 de janeiro, mostram grandes desdobramentos e retiradas em ordem de tropas de tanques e outros veículos motorizados na base aérea de Mirim, ao leste da capital norte-coreana.

As fotos confirmariam ao que na véspera o site especializado "nknews.org", teve acesso a convites enviados pelo Ministério do Exército da Coreia do Norte a agregados militares e a vários representantes das embaixadas estrangeiras em seu país para participar das "comemorações" no dia 8 de fevereiro.

A data antecede a abertura dos Jogos de Inverno, que acontecerão no condado sul-coreano de PyeongChang, onde a Coreia do Norte desfilará sob uma bandeira com a Coreia do Sul em um importante gesto de aproximação acordado ontem.

O Exército Popular da Coreia foi formado oficialmente no dia 8 de fevereiro de 1948 e esta data foi um feriado nacional até que 1978, quando o líder e fundador nacional Kim Il-sung decidiu mudar o "Dia da Fundação do Exército" para 25 de abril, data na qual estabeleceu sua guerrilha para lutar contra a ocupação japonesa em 1932.

No entanto, dado que este ano marca o 70º aniversário da "transformação do Exército Popular da Coreia em forças armadas nacionais revolucionárias", de acordo com o convite enviado por Pyongyang, o regime parece ter a intenção de destacar esta data novamente.

A informação sobre estas "comemorações" coincidiu com o anúncio das duas Coreias que irão desfilar juntas em PyeongChang após anos de confrontos entre os dois países e um crescente número de testes nucleares e de mísseis por parte do regime norte-coreano.

Alguns analistas acreditam que um grande desfile na véspera dos Jogos prejudicaria a melhoria dos laços e a redução da tensão após os acordos alcançados para a Coreia do Norte participar do evento olímpico.

Acompanhe tudo sobre:Coreia do NorteOlimpíadas de Inverno

Mais de Mundo

Milei se reunirá com Macron em viagem à França para abertura dos Jogos Olímpicos

'Tome chá de camomila', diz Maduro após Lula se preocupar com eleições na Venezuela

Maduro deve aceitar resultado das eleições se perder, diz ex-presidente argentino

Macron só vai nomear primeiro-ministro após Jogos Olímpicos

Mais na Exame