Mundo

Coreia do Norte pode duplicar potência nuclear, segundo Seul

Funcionário de inteligência sul-coreano, no entanto, ressaltou que não foram detectados movimentos incomuns na base de Punggye-ri


	Os dois testes anteriores do regime dos Kim ocorreram em 2006 e 2009 com potências estimadas de 1 e 3,5 quilotons
 (KCNA)

Os dois testes anteriores do regime dos Kim ocorreram em 2006 e 2009 com potências estimadas de 1 e 3,5 quilotons (KCNA)

DR

Da Redação

Publicado em 25 de fevereiro de 2015 às 10h02.

Seul - A Coreia do Norte é capaz de duplicar sua potência de detonação em seu próximo teste nuclear, denunciaram nesta quarta-feira autoridades de inteligência de Seul, que advertiram para grandes avanços realizados no programa de armas atômicas do regime de Kim Jong-un.

"Se a Coreia do Norte realizar um quarto teste nuclear, a explosão teria uma potência de pelo menos 10 a 15 quilotons", disse à agência local Yonhap uma fonte do Serviço Nacional de Inteligência (NIS) da Coreia do Sul.

De acordo com as autoridades sul-coreanas, a potência duplicaria do valor de aproximadamente 6,7 quilotons do último teste nuclear norte-coreano, feito em fevereiro de 2013, que provocou um tremor de 4,5 graus na escala de Ritcher.

Os dois testes anteriores do regime dos Kim ocorreram em 2006 e 2009 com potências estimadas de 1 e 3,5 quilotons.

O funcionário de inteligência sul-coreano, no entanto, ressaltou que não foram detectados movimentos incomuns na base de Punggye-ri, no nordeste do país, onde a Coreia do Norte realizou todos seus testes anteriores.

Mesmo assim, fotos por satélite divulgadas nos últimos meses revelam atividade nas instalações nucleares norte-coreanas, e os analistas acreditam que o país comunista poderia realizar seu quarto teste nuclear a qualquer momento e sem aviso prévio.

Além disso, a fonte do NIS revelou que a Coreia do Norte realizou recentemente testes com fortes explosivos na capital, Pyongyang, para avançar na tecnologia de miniaturização das armas destinadas a seu programa atômico.

Embora o regime de Kim Jong-un tenha demonstrado sua capacidade de realizar ensaios nucleares, não se sabe se o país alcançou a tecnologia suficiente para reduzir o tamanho das ogivas nucleares e instalá-las em mísseis.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaCoreia do NorteCoreia do SulTestes nucleares

Mais de Mundo

Biden visita a Amazônia em meio a temores com retorno de Trump ao poder

Agenda do G20 no Brasil entra na reta final; veja o que será debatido entre os líderes globais

Trump nomeia Chris Wright, executivo de petróleo, como secretário do Departamento de Energia

Milei se reunirá com Xi Jinping durante cúpula do G20