Mundo

Consumo de energia elétrica deve crescer

Em 2010, consumo de energia elétrica deverá crescer 9,4%

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h46.

Em 2010, o consumo de energia elétrica no Brasil deverá crescer 9,4% em relação a 2009. Os dados, divulgados pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE), levam em conta a perspectiva de que o país cresça 0,5% neste ano e 6% em 2010.

A alta no consumo também leva em consideração a crise que diminuiu a demanda da indústria por energia elétrica em 2009. Com o crescimento econômico esperado para o próximo ano, essa demanda também deve voltar a subir. Ainda segundo a EPE, se o crescimento brasileiro mantiver a média de 5% ao ano a partir de 2011, o consumo de energia deverá crescer 5,2% ao ano até 2018.

O governo se prepara para o aumento do consumo com leilões A-3 e A-5, que prevêem fornecimento para os próximos três anos e para os próximos cinco anos. O A-3 foi realizado em agosto e comprou 97,7% da energia que as distribuidoras previam consumir até 2012

Já o A-5 deverá ocorrer no primeiro semestre do ano que vem, mas ainda não tem data marcada. O governo espera a licença ambiental para novas usinas hidrelétricas, para evita que o leilão ocorra apenas com termelétricas que são caras e poluidoras.

A eficiência energética da matriz brasileira é um dos fatores essenciais para garantir o suprimento da demanda crescente. O Ministério das Minas e Energia espera que no período entre 2010 e 2018 seja possível economizar 3% do consumo com ações de eficiência, o que equivale energia gerada por uma usina e meia de Jirau, no Rio Madeira.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Mundo

Legisladores democratas aumentam pressão para que Biden desista da reeleição

Entenda como seria o processo para substituir Joe Biden como candidato democrata

Chefe de campanha admite que Biden perdeu apoio, mas que continuará na disputa eleitoral

Biden anuncia que retomará seus eventos de campanha na próxima semana

Mais na Exame