Mundo

Conselho de Segurança da ONU condena violência na Líbia

O conselho pediu ainda que o governo garanta a segurança dos estrangeiros no país e que agentes humanitários possam ter acesso aos feridos durante os protestos

Uma líbia protesta contra Kadhafi diante da Casa Branca, em Washington DC (AFP/Saul Loeb)

Uma líbia protesta contra Kadhafi diante da Casa Branca, em Washington DC (AFP/Saul Loeb)

DR

Da Redação

Publicado em 22 de fevereiro de 2011 às 23h50.

Priorizar nos meus resultados Google

Brasília - O Conselho de Segurança da ONU condenou hoje (22) o uso de violência contra manifestantes na Líbia e pediu que os autores de ataques contra civis sejam responsabilizados.

Em uma declaração divulgada após uma reunião de emergência, em Nova York, os 15 países membros do Conselho – cuja presidência rotativa está a cargo do Brasil – pediram o fim imediato da violência e que as autoridades líbias atendam às demandas da população.

O conselho pediu ainda que o governo garanta a segurança dos estrangeiros no país e que agentes humanitários possam ter acesso aos feridos durante os protestos.

Horas antes, a Liga Árabe suspendeu a Líbia de futuras reuniões da organização, até que as demandas do povo líbio sejam atendidas.

“Pedimos o fim imediato da violência e fazemos um apelo por um diálogo nacional. Também pedimos respeito pelos direitos dos cidadãos, para que ele possa expressar suas opiniões pacificamente”, disse o secretário-geral da Liga Árabe, Amr Moussa, durante uma reunião de emergência no Cairo.

Acompanhe tudo sobre:Política no BrasilPolíticaProtestosDemocracia

Mais de Mundo

Novo acordo de combustíveis entre Trump e Putin pode prejudicar a Ucrânia

Davi e Golias: guerra no Irã pode acelerar recuo dos EUA e redesenhar o Oriente Médio

Aprovação de Trump atinge menor ponto histórico e chega a 31%, diz nova pesquisa

Milei volta a apoiar Flávio Bolsonaro e provoca Lula nas redes sociais: 'Esquerdistas choram'