Combatentes curdos ampliam controle nos arredores de Kobane

Unidades de Proteção do Povo Curdo (YPG) conseguiram tomar o controle desde 26 de janeiro de um total de 101 localidades próximas a Kobane

Beirute - Os combatentes curdos conquistaram nesta sexta-feira o controle de uma dúzia de povoados, que estavam anteriormente nas mãos do grupo jihadista Estado Islâmico (EI) na fronteira entre a Síria e Turquia, relatou uma ONG.

As Unidades de Proteção do Povo Curdo (YPG) conseguiram tomar o controle desde 26 de janeiro de um total de 101 localidades próximas a Kobane que estavam nas mãos de EI, estima o Observatório Sírio dos Direitos Humanos.

"Os combatentes curdos controlam agora uma área de entre 15 e 25 km desde Kobane para o leste, oeste e sul", indicou o diretor do observatório, Rami Abdel Rahman.

A cidade se tornou fundamental para o desenvolvimento das operações contra os avanços do grupo jihadista, cujo controle teria lhe permitido assentar-se ao longo de toda a região de fronteira.

O EI lançou em junho de 2014 uma grande ofensiva que lhe permitiu tomar grandes áreas no Iraque, especialmente nas regiões sunitas, de onde expulsaram as forças armadas locais.

Após uma primeira fase de expansão para o sul, em direção a Bagdá, os jihadistas se concentraram no Curdistão iraquiano, no norte.

Em algumas aldeias, os combatentes curdos encontraram alguma resistência, mas em outros os jihadistas fugiram sem lutar.

De acordo com o OSDH, 13 combatentes das YPG foram mortos nos combates nesta sexta-feira.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.