Mundo

Com crise na Venezuela, Cuba pede a Rússia envio de petróleo

Fontes da Agência de Informação do Petróleo disseram que o governo cubano pediu condições favoráveis de preço e financiamento à Rússia


	Raúl Castro: fontes da Agência de Informação do Petróleo disseram que o governo cubano pediu condições favoráveis de preço e financiamento à Rússia
 (Enrique De La Osa/Reuters)

Raúl Castro: fontes da Agência de Informação do Petróleo disseram que o governo cubano pediu condições favoráveis de preço e financiamento à Rússia (Enrique De La Osa/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 6 de setembro de 2016 às 17h17.

O presidente de Cuba, Raúl Castro, pediu ao seu homólogo russo, Vladimir Putin, ajuda para o abastecimento de petróleo da ilha diante da crise que atravessa a Venezuela – tradicional parceira de Havana. A informação é da Agência Ansa.

Fontes da Agência de Informação do Petróleo disseram que o governo cubano se viu obrigado a procurar ajuda internacional e pediu condições favoráveis de preço e financiamento à Rússia.

Na época da União Soviética, Moscou foi um parceiro estratégico de Cuba. As condições mudaram, no entanto, após a queda do regime comunista, quando o envio de recursos aos cubanos minguou.

A Venezuela, cuja economia é largamente baseada na exportação de petróleo, vendia o produto a preços reduzidos a Cuba. Com a redução dos preços da commoditie, no entanto, o país se afundou em uma crise que está tendo severas implicações, inclusive políticas.

Diante deste panorama, o governo de Raúl Castro anunciou recentemente que o recebimento do petróleo venezuelano seria reduzido e que economias deveriam ser feitas na ilha.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaÁsiaCubaEnergiaEuropaPetróleoRússiaVenezuela

Mais de Mundo

Mais de R$ 4,3 mil por pessoa: Margem Equatorial já aumenta pib per capita do Suriname

Nicarágua multará e fechará empresas que aplicarem sanções internacionais

Conselho da Europa pede que países adotem noção de consentimento nas definições de estupro

Tesla reduz preços e desafia montadoras no mercado automotivo chinês