Mundo

Clima de violência predomina durante eleições na Síria

Em Hama (no Centro da Síria), Idleb (Noroeste), Deraa (Sul) e em alguns dos bairros de Damasco, capital do país, manifestantes saíram às ruas

A nova Constituição, aprovada por referendo em fevereiro, eliminou o artigo que atribuía ao partido Baas (no poder desde 1963) o papel de dirigente na sociedade (Getty Images)

A nova Constituição, aprovada por referendo em fevereiro, eliminou o artigo que atribuía ao partido Baas (no poder desde 1963) o papel de dirigente na sociedade (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 7 de maio de 2012 às 11h00.

Brasília - O clima de violência e de confrontos predomina hoje (7) na Síria no momento em que ocorrem eleições legislativas. Os eleitores vão escolher 250 deputados entre 7.195 candidatos. A emissora estatal de televisão síria mostrou imagens de pessoas votando. São 12 mil zonas eleitorais em todo país, cuja votação terminará às 20 horas (por volta das 14 horas de Brasília).

Em Hama (no Centro da Síria), Idleb (Noroeste), Deraa (Sul) e em alguns dos bairros de Damasco, capital do país, manifestantes saíram às ruas, segundo a organização não governamental Observatório Sírio dos Direitos Humanos.

Há 14 meses, ações de violência atingem a síria. Organizações não governamentais e partidos de oposição exigem a renúncia do presidente sírio, Bashar Al Assad. Para os oposicionistas, Assad desrespeita os direitos humanos e impede as liberdades de expressão e imprensa.

A nova Constituição, aprovada por referendo em fevereiro, eliminou o artigo que atribuía ao partido Baas (no poder desde 1963) o papel de dirigente na sociedade. No novo texto, foram criados nove partidos, sete dos quais apresentaram candidatos.

Acompanhe tudo sobre:EleiçõesSíriaViolência urbana

Mais de Mundo

Legisladores democratas aumentam pressão para que Biden desista da reeleição

Entenda como seria o processo para substituir Joe Biden como candidato democrata

Chefe de campanha admite que Biden perdeu apoio, mas que continuará na disputa eleitoral

Biden anuncia que retomará seus eventos de campanha na próxima semana

Mais na Exame