Mundo

China pede que EUA adotem medidas responsáveis

Chineses querem que governo norte-americano proteja os interesses dos investidores

Obama: questão orçamentária é uma das pautas principais do governo (Getty Images)

Obama: questão orçamentária é uma das pautas principais do governo (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 19 de abril de 2011 às 12h53.

Pequim - O governo chinês pediu nesta terça-feira aos Estados Unidos que adotem medidas responsáveis para proteger os investidores depois que a classificação de sua dívida foi colocada em "perspectiva negativa" pela agência de avaliação Standard & Poor's.

"Esperamos que o governo americano adote sérias medidas políticas responsáveis para proteger os interesses dos investidores", declarou o porta-voz do ministério das Relações Exteriores, Hong Lei.

A agência de classificação de risco Standard and Poor's (S&P) rebaixou de "estável" para "negativa" a perspectiva da dívida soberana dos Estados Unidos devido a seu déficit orçamentário, elevado endividamento e a falta de uma política clara para remediar a situação.

"Como os Estados Unidos se classificam, na comparação com outros países, como 'AAA' com o que nós consideramos um déficit orçamentário muito importante e um nível de dívida governamental em alta e como o caminho para tratar (os problemas) não está muito claro, revisamos nossa perspectiva sobre a classificação a longo prazo de 'estável' para 'negativa'", afirma a S&P em um comunicado.

O Tesouro americano se defendeu imediatamente e afirmou que "a perspectiva negativa da S&P subestima a capacidade as autoridades dos Estados Unidos para reunir-se e solucionar os difíceis déficits orçamentários do país".

"Como disse o presidente na semana passada, solucionar a questão orçamentária atual está amplamente em nossas capacidades", acrescentou Mary Miller, secretária adjunta do Tesouro, responsável pelos mercados financeiros.

Já a Casa Branca afirmou que a redução da perspectiva da dívida dos Estados Unidos pela agência S&P mostra que o país precisa alcançar um acordo sobre a reforma fiscal.

A revisão de "estável" para "negativa" da perspectiva "recorda que é importante que alcancemos um acordo sobre uma reforma fiscal", afirmou o porta-voz do presidente Barack Obama, Jay Carney.

Acompanhe tudo sobre:Agências de ratingEstados Unidos (EUA)Mercado financeiroPaíses ricosRatingStandard & Poor's

Mais de Mundo

Como a província chinesa de Fujian resolveu problemas de produção escassa de alimentos

Comunidade empresarial chinesa faz apelo aos EUA para cancelarem medidas de tarifas sobre produtos

Netanyahu nega propostas para governo civil palestino em Gaza

EUA afirma que China 'não pode ter' Rússia e Ocidente simultaneamente

Mais na Exame