Nações Unidas - Mais de metade dos 7 bilhões de habitantes do mundo vive em áreas urbanas e as principais "megacidades' - com mais de 10 milhões de moradores - são Tóquio, Nova Délhi, Xangai, Cidade do México, Mumbai e São Paulo, de acordo com um relatório das Nações Unidas divulgado nesta quinta-feira.
A expectativa é que essa proporção dê um salto, de modo que mais de 6 bilhões de pessoas passem a viver em áreas urbanas até 2045.
Na realidade, a urbanização, combinada com o crescimento geral da população , vai elevar o número de pessoas nas cidades em 2,5 bilhões ao longo das próximas três décadas e boa parte desse crescimento se dará em países em desenvolvimento, especialmente na África.
Índia, China e Nigéria responderão por 37 por cento do crescimento projetado nas próximas três décadas, com a Índia acrescentando 404 milhões de pessoas às cidades, a China, 292 milhões, e a Nigéria 212 milhões até 2050.
O grande desafio para esses países será atender às necessidades de sua crescente população urbana em serviços básicos como educação, assistência à saúde, habitação, infraestrutura, transporte, energia e emprego.
"Administrar áreas urbanas se tornou um dos desafios mais importantes do desenvolvimento no século 21", disse John Wilmoth, diretor da Divisão de População no Departamento de Assuntos Econômicos e Sociais da ONU.
A população urbana cresceu tão depressa que, enquanto em 1990 havia somente dez megacidades, hoje há quase três vezes mais: 28 no mundo todo.
Dezesseis delas ficam na Ásia e quatro na América Latina. África e Europa têm três cada uma enquanto que na América do Norte há duas.
Tóquio é a cidade mais populosa do mundo, com 38 milhões de habitantes, seguida de Délhi, com 25 milhões, Xangai, com 23 milhões, e Cidade do México, Mumbai e São Paulo, cada qual com cerca de 21 milhões de habitantes.
- 1. Cidades confusas
1 /9(Wikimedia Commons)
Às vezes você precisa simplesmente guardar seu mapa e se perder. Perder-se numa
cidade desconhecida é uma coisa que mete medo em todos nós, mas também pode ser a melhor maneira de explorar e descobrir coisas que você nunca teria chegado a ver se tivesse seguido apenas as indicações do guia da locais. Estas sete cidades têm layout confuso que pode deixar mesmo os mais experientes viajantes desorientados. Dê uma olhada.
- 2. Boston
2 /9(Michael Ivins/ Boston Red Sox via Bloomberg)
O layout de Boston remete aos primórdios da América, o que a torna uma cidade incrivelmente charmosa e totalmente embaralhada. A maioria de suas ruas tortuosas não segue nenhuma grade organizada, confundindo pedestres tanto quanto motoristas.
- 3. Veneza
3 /9(Wikimedia Commons)
Canais, pontes, ruas estreitas e curvas, becos sem saída... Veneza é a mãe das cidades confusas. Afaste-se das áreas turísticas, absorve a beleza e deixe-se guiar pelo labirinto das ruas. Você pode acabar descobrindo um cantinho da cidade que talvez nunca teria encontrado.
- 4. Washington
4 /9(Andy Dunaway/USAF via Getty Images)
Washington pode seguir um layout quadrangular, mas mesmo assim não é fácil orientar-se na cidade. Os nomes das ruas podem ser números, letras ou nomes de Estados, e as intersecções entre elas são bizarras. Rotatórias e ruas de mão única dificultam a vida de motoristas e ciclistas, enquanto os pedestres podem facilmente se confundir com algumas características esdrúxulas das ruas, como o fato de que não existe rua “J” e que a rua “I” e “Eye” são a mesma coisa.
- 5. Tóquio
5 /9(Kiyoshi Ota/Getty Images)
Tóquio pode ser tremendamente desorientadora. O ritmo agitado da cidade, sua iluminação tremeluzente e as vistas fascinantes fazem com que seja muito difícil você não se desviar do trajeto programado. E, se isso acontecer, não será tão ruim, pois saindo do caminho batido você terá a chance de conhecer todo um outro lado de Tóquio. O
sistema de endereços japonês é singular, e não é fácil entender como funciona; logo, são grandes as chances de você se perder, mesmo que tenha um lugar definido para onde ir.
- 6. Marrakech
6 /9(Wikimedia Commons)
Marrakech é um labirinto lotado de ruelas antigas, feiras espantosas e lugares com coisas exóticas de todo o tipo (alguém quer ver um encantador de serpentes?). A Medina de Marrakech é um labirinto de ruas e vielas, e perambular livremente por elas é a melhor maneira de absorver o ambiente da cidade e admirar sua arte e arquitetura singulares.
- 7. Amsterdã
7 /9(Mark Dadswell/Getty Images)
Amsterdã é linda, mas, como Veneza, seu layout centrado nos canais pode deixar o visitante bastante perplexo... E isso não é ruim. Andar ao longo dos canais, a pé ou de bicicleta, sem destino certo em vista, é a maneira perfeita de topar com alguns dos recantos singulares da cidade
- 8. Ho Chi Minh
8 /9(Wikimedia Commons)
Ho Chi Minh, a maior cidade do Vietnã, é um verdadeiro “enigma”. É agitada, acelerada e cheia de maravilhas escondidas. Ela é muito conhecida por suas muitas vielas; as pessoas que não as conhecem podem encontrar muita dificuldade em orientar-se nelas.
- 9. Veja, agora, 15 destinos para visitar antes que eles fiquem famosos
9 /9(Wikimedia Commons)