Mundo

Chile cria empresa público-privada para exploração de lítio

O objetivo da nova empresa é aumentar a produção em 300.000 toneladas ao ano no Salar do Atacama; o país é o segundo maior produtor do metal no mundo

 Chile tem a segunda maior reserva de lítio do mundo (Anna Moneymaker/Getty Images)

Chile tem a segunda maior reserva de lítio do mundo (Anna Moneymaker/Getty Images)

Publicado em 27 de dezembro de 2025 às 20h57.

O estatal chilena Codelco anunciou neste sábado, 27, uma parceria com a mineradora privada SQM para criação de uma empresa de exploração de lítio no Chile. O país é o segundo maior produtor mundial do metal, que é usado em bateria de carros elétricos. A parceria deve alavancar a extração de lítio no Deserto do Atacama.

A Codelco anunciou que a empresa "desenvolverá as atividades de exploração, extração, produção e comercialização do lítio" e se chamará Nova Andino Litio SpA.

O acordo prevê que a a SQM transfira todas as suas concessões de mineração no Salar de Maricunga para a Codelco. O anúncio da parceria era esperado desde novembro, quando a China aprovou o acordo e o condicionou ao cumprimento dos compromissos comerciais existentes pelas empresas e à continuidade do fornecimento aos clientes chineses de forma "justa, razoável e não discriminatória".

Metas de exploração

O objetivo da nova empresa é aumentar a produção de lítio em cerca de 300.000 toneladas ao ano no Salar do Atacama. Para se ter uma ideia, em 2022, o Chile produziu 243.100 toneladas do metal.

Segundo comunicado, a empresa estatal terá 50% mais uma das ações. Por outro lado, a mineradora privada terá nos primeiros anos maior número de votos na direção. A partir de 2031, a Codelco passará a ter maioria e comandará a gestão.

A criação da empresa faz parte da Estratégia Nacional do Lítio anunciada em 2023 pelo presidente Gabriel Boric, com o objetivo de devolver ao Chile a liderança mundial na produção de lítio, perdida em 2016.

*Com informação da agência AFP

 

Acompanhe tudo sobre:LítioGabriel BoricChile

Mais de Mundo

Canadá reduz cota para veículos elétricos chineses após encontro em Pequim

China cria sistema digital para rastrear reciclagem de baterias de veículos elétricos

Trump elogia Corina e promete manter contato com opositora venezuelana

Governo dos EUA alerta companhias áreas sobre atividades militares na América Latina