Mundo

Chávez prorroga por 90 dias estado de emergência por chuvas

Cerca de 27 estados venezuelanos são afetados por temporais que começaram no final de 2010

As chuvas deixaram 38 mortos e mais de 130 mil pessoas afetadas, refugiadas em dependências militares e governamentais (Getty Images)

As chuvas deixaram 38 mortos e mais de 130 mil pessoas afetadas, refugiadas em dependências militares e governamentais (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 18 de maio de 2011 às 07h01.

Caracas - O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, decidiu nesta terça-feira prorrogar por outros 90 dias o estado de emergência em oito dos 27 estados do país afetados pelas persistentes chuvas que começaram no fim do ano passado.

O chanceler venezuelano, Nicolás Maduro, disse que a medida permitirá destinar recursos extraordinários ao Distrito Capital, onde fica Caracas, e aos estados Vargas, Miranda, Zulia, Falcon, Mérida, Trujillo e Nueva Esparta.

"Vamos seguir atendendo de maneira especial toda esta região, fazendo os investimentos que o presidente aprovou para a recuperação das vias de acesso, reconstrução de casas e atenção aos abrigos", disse Maduro aos jornalistas.

Em novembro e dezembro, as chuvas deixaram 38 mortos e mais de 130 mil afetados, muitos dos quais continuam refugiados em dependências militares e governamentais, incluindo o palácio presidencial de Miraflores.

Nos últimos dias as chuvas retornaram com força e atingiram casas, estradas e plantações nessas e em outras zonas, a maior parte da região norte e central do país.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaDesastres naturaisEnchentesHugo ChávezMeio ambientePolíticosVenezuela

Mais de Mundo

Petro anuncia aumento de 9,54% no salário mínimo na Colômbia

A discreta missa de Natal em uma região da Indonésia sob a sharia

Avião fabricado pela Embraer cai no Cazaquistão com 67 pessoas a bordo

Papa faz apelo para Ucrânia e Gaza, que passam por 'situação humanitária muito grave'