Mundo

Chávez está em "condições estáveis" após operação

"Neste momento o boletim médico indica que o paciente está em condições estáveis em seu processo evolutivo", disse o ministro Ernesto Villegas


	Nicolás Maduro: o vice-presidente venezuelano informou que a cirurgia de Chávez foi uma operação "delicada, o que nos diz que o processo pós-operatório também será complexo"
 (AFP/Juan Barreto)

Nicolás Maduro: o vice-presidente venezuelano informou que a cirurgia de Chávez foi uma operação "delicada, o que nos diz que o processo pós-operatório também será complexo" (AFP/Juan Barreto)

DR

Da Redação

Publicado em 13 de dezembro de 2012 às 07h08.

Caracas - O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, está em "condições estáveis" após a operação contra um câncer realizada na terça-feira, em Cuba, informou nesta quarta o ministro de Comunicação e Informação, Ernesto Villegas.

"Neste momento o boletim médico indica que o paciente está em condições estáveis em seu processo evolutivo", disse Villegas em mensagem na TV estatal da Venezuela.

"Realizada a complexa e delicada intervenção cirúrgica, o paciente se encontra em processo pós-operatório igualmente complexo", admitiu o ministro ao ler um breve comunicado.

Villegas explicou que "acompanham o presidente Chávez seus familiares mais próximos, que de Havana agradecem as manifestações de solidariedade" e pedem aos venezuelanos confiança "na fortaleza física e espiritual do comandante Hugo Chávez e no tratamento médico".

Mais cedo, o vice-presidente venezuelano, Nicolás Maduro, informou que "a cirurgia de ontem foi uma operação complexa, difícil, delicada, o que nos diz que o processo pós-operatório também será complexo e duro".


Maduro, que na terça-feira havia informado sobre a operação "bem-sucedida" do presidente, pediu aos venezuelanos que estejam preparados para enfrentar um cenário "duro e difícil".

Chávez "foi muito claro sobre a necessidade de que nosso povo o acompanhe no processo de tratamento, mas que também esteja preparado para enfrentar o cenário duro e difícil que só pode ser enfrentado com a união do povo".

O presidente da Venezuela, de 58 anos, foi submetido em Havana a sua quarta cirurgia contra um câncer, que até hoje não teve a sua localização divulgada.

Chávez foi reeleito no dia 7 de outubro e deveria tomar posse em 10 de janeiro.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaCâncerDoençasHugo ChávezPolíticosVenezuela

Mais de Mundo

Juiz suspende parcialmente ordem de silêncio imposta a Trump antes de julgamento

Lufthansa aumenta preços de passagens na Europa para cobrir custos ambientais

Estátua de cera de Abraham Lincoln derrete no calor brutal de Washington, nos EUA

Brasileiro é eleito para chefiar a Interpol pela 1ª vez

Mais na Exame