Mundo

"Chávez deve ter influenciado dos céus escolha papal"

"Alguma coisa influenciou para que fosse escolhido um papa sul-americano, alguma mão nova chegou e Cristo lhe disse: chegou a agora da América do Sul", disse Maduro


	Maduro: "a qualquer momento convocará uma constituinte no céu para mudar a Igreja no mundo e que seja o povo, o puro povo de Cristo que governe o mundo", causando risada entre presentes
 (Leo Ramirez/AFP)

Maduro: "a qualquer momento convocará uma constituinte no céu para mudar a Igreja no mundo e que seja o povo, o puro povo de Cristo que governe o mundo", causando risada entre presentes (Leo Ramirez/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 13 de março de 2013 às 21h51.

O presidente venezuelano, Hugo Chávez, deve ter influenciado dos céus para que, nesta quarta-feira, fosse eleito pela primeira vez na História um Papa latino-americano, o cardeal argentino Jorge Mario Bergoglio, disse, em tom jocoso, o presidente encarregado, Nicolás Maduro.

"Nós sabemos que nosso comandante ascendeu até essas alturas (o céu), está frente a frente com Cristo. Alguma coisa influenciou para que fosse escolhido um Papa sul-americano, alguma mão nova chegou e Cristo lhe disse: chegou a agora da América do Sul. Assim acreditamos", disse Maduro durante um ato transmitido pela televisão oficial.

"A qualquer momento (Chávez) convocará uma constituinte no céu para mudar a Igreja no mundo e que seja o povo, o puro povo de Cristo que governe o mundo", acrescentou Maduro, causando risada entre os presentes no ato.

Chávez, que faleceu no dia 5 de março após lutar contra um câncer durante quase dois anos, assumiu o poder pela primeira vez em 1998 e convocou uma Assembleia Constituinte que redigiu a Carta Magna de 1999. Na América Latina impulsionou com afinco a integração regional.

Depois de anunciado o novo Papa, Bergoglio saudou da sacada da Basílica de São Pedro a multidão de fiéis que o ovacionava.

O agora papa Francisco I havia sido, em 2005, um dos grandes favoritos no conclave que na ocasião elegeu Bento XVI.

Acompanhe tudo sobre:Hugo ChávezJorge Mario BergoglioNicolás MaduroPapa FranciscoPapasPolíticos

Mais de Mundo

Ucrânia atinge complexo russo na Crimeia com mísseis fornecidos pelos EUA

Aumento da violência força Equador a declararar novo estado de emergência

Corte Internacional de Justiça determina que Israel suspenda ofensiva em Rafah

Deslizamento de terra afeta vilarejos em Papua-Nova Guiné e autoridades temem várias mortes

Mais na Exame