Mundo

Centro-esquerda vence eleições regionais na Itália

Embora tenha conquistado cinco das sete circunscrições onde se votava, o Partido Democrata sofreu um claro retrocesso em relação ao último pleito


	Matteo Renzi, primeiro-ministro italiano: tudo indica que a centro-esquerda perdeu uma de suas fortificações
 (Alessia Pierdomenico/Bloomberg)

Matteo Renzi, primeiro-ministro italiano: tudo indica que a centro-esquerda perdeu uma de suas fortificações (Alessia Pierdomenico/Bloomberg)

DR

Da Redação

Publicado em 1 de junho de 2015 às 07h17.

Roma - A centro-esquerda venceu as eleições regionais realizadas neste domingo na Itália ao conquistar cinco das sete circunscrições onde se votava, embora o Partido Democrata (PD) do primeiro-ministro, Matteo Renzi, tenha sofrido um claro retrocesso em relação ao último pleito europeu.

A centro-esquerda ganhou com tranquilidade nas regiões de Úmbria, Las Marcas, Apúlia, Toscana, mas o PD ficou com 23%, muito abaixo dos 40% que conseguiu nas últimas eleições.

Embora ainda não haja resultados definitivos, tudo indica que a centro-esquerda perdeu uma de suas fortificações, a Ligúria, onde venceu o candidato da coalizão de centro-direita e um dos homens de confiança de Berlusconi, Giovanni Toti, com 34,6%, enquanto a candidata do PD, Raffaella Paita, ficou com 27,9%.

Mas recuperou a Campânia, onde Vicenzo di Luca parece que vencerá do governador em fim de mandato da centro-direita, Stefano Caldoro.

Acompanhe tudo sobre:EleiçõesEuropaItáliaPaíses ricosPiigsPolítica

Mais de Mundo

Israel reconhece que matou líder do Hamas em julho, no Irã

ONU denuncia roubo de 23 caminhões com ajuda humanitária em Gaza após bombardeio de Israel

Governo de Biden abre investigação sobre estratégia da China para dominar indústria de chips

Biden muda sentenças de 37 condenados à morte para penas de prisão perpétua