Mundo

Centenas protestam contra Petrobras na Nova Zelândia

Sydney - Centenas de pessoas acenderam hoje fogueiras ao longo de 180 quilômetros do litoral da Nova Zelândia em protesto pela permissão dada pelo Governo à Petrobras para fazer explorações nas águas do país. O protesto foi realizado na região de East Cape, na Ilha do Norte, onde a maioria da população é indígena maori. […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h37.

Sydney - Centenas de pessoas acenderam hoje fogueiras ao longo de 180 quilômetros do litoral da Nova Zelândia em protesto pela permissão dada pelo Governo à Petrobras para fazer explorações nas águas do país.

O protesto foi realizado na região de East Cape, na Ilha do Norte, onde a maioria da população é indígena maori.

A Petrobras conseguiu a autorização do Governo para explorar durante cinco anos 12.300 quilômetros quadrados de zona marítima. Os maoris dizem não terem sido consultados sobre a decisão.

"Nos sentimos bastante impotentes e essa foi uma maneira de mostrar nossa solidariedade ao longo de toda a costa e dizer que somos contra", comentou Huti Watson, um dos organizadores do protesto, ao canal "TV3".

Os manifestantes, que questionaram a capacidade da Petrobras na proteção do meio ambiente, dizem que não querem que o acidente no Golfo do México se repita na Nova Zelândia. Eles prometem mobilizações até que o Governo revogue a permissão.

Acompanhe tudo sobre:Capitalização da PetrobrasEmpresasEmpresas abertasEmpresas brasileirasEmpresas estataisEnergiaEstatais brasileirasGás e combustíveisIndústria do petróleoLicenças ambientaisPetrobrasPetróleoPolítica no BrasilProtestos

Mais de Mundo

O que se sabe sobre o suspeito de ter ligação com o possível ataque a Trump

Por que o golfe de Trump é um desafio de segurança para o Serviço Secreto

FBI investiga tiroteio como possível ataque a Trump; suspeito é detido

Zelensky volta a cobrar Ocidente sobre mísseis de longo alcance após ataque russo deixar 40 feridos