Mundo

Celulares podem ganhar tela com célula solar

Sistema atualmente tem uma eficiência de 11%, produzindo um total de 5 miliwatts (mW) em um dispositivo com tela de 3,7 polegadas

Um smartphone comum utiliza até centenas de miliwatts e até 68.6 miliwatts em um estado suspenso (Reprodução)

Um smartphone comum utiliza até centenas de miliwatts e até 68.6 miliwatts em um estado suspenso (Reprodução)

DR

Da Redação

Publicado em 20 de janeiro de 2012 às 15h50.

São Paulo – Um pesquisador do Centro de Nanotecnologia de Londres desenvolveu uma solução que poderá resolver o problema da curta vida útil das baterias de celular: embutir células solares na tela dos aparelhos.

Segundo o pesquisador, Arman Ahnood, somente 36% da luz produzida pelos displays OLED é projetada e o restante é desperdiçado. E esta sobra que “vaza” pelas bordas do visor pode ser aproveitada com células solares, embutidas dentro da própria tela.

O sistema desenvolvido pelo pesquisador atualmente tem uma eficiência de 11%, produzindo um total de 5 miliwatts (mW) em um dispositivo com tela de 3,7 polegadas, mas ainda é inferior ao que um smartphone necessita.

Segundo pesquisas, um smartphone comum utiliza até centenas de miliwatts e até 68.6 miliwatts em um estado suspenso. Mas Ahnood afirma que a eficiência pode aumentar significativamente, ao ponto onde o sistema possa ampliar a vida da bateria em algumas horas.

O próximo passo das pesquisas será utilizar novos designs e materiais para que a eficiência energética chegue até 90%, o que já permitiria estender a vida útil da bateria em uma única recarga.

Acompanhe tudo sobre:SmartphonesCelularesIndústria eletroeletrônica

Mais de Mundo

Empresa distribui US$ 26 milhões em dinheiro vivo para funcionários na China; veja vídeo

EUA oferecem recompensa de US$ 10 milhões por prisão dos chefes de cartel

Irã diz que houve 'avanço' em negociação com EUA sobre acordo nuclear

Hillary Clinton nega conexões com Epstein e pede que Trump seja chamado para depor