Mundo

Casa Branca afirma que democratas vão manter maioria

Casa Branca não admite que pode perder o controle do poder legislativo

Voluntário das eleições arruma uma sessão eleitoral na Harrison United Methodist Church, na Carolina do Norte (Chris Keane/Reuters)

Voluntário das eleições arruma uma sessão eleitoral na Harrison United Methodist Church, na Carolina do Norte (Chris Keane/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de novembro de 2014 às 17h09.

Washington - Na véspera das eleições parlamentares de terça-feira, a Casa Branca não admite que pode perder o controle do poder legislativo, apesar das pesquisas sugerirem que os republicanos estão prestes a conquistarem assentos suficientes para potencialmente tomar o controle do Senado.

"Eu prevejo que vamos manter o Senado", afirmou o vice-presidente americano, Joe Biden, na rede de televisão CNN. O porta-voz da Casa Branca, Josh Earnest, concordou, afirmando que acha "que os democratas manterão a maioria".

Os republicanos precisam de seis assentos para ganhar a maioria no Senado e o controle do corpo legislativo está caindo nas sondagens em oito estados.

Ambos os lados estão fazendo um esforço final, apesar de o presidente Barack Obama ter tido um comportamento discreto durante grande parte do ciclo eleitoral de 2014, com foco na captação de recursos para comícios de campanha, enquanto sua popularidade permanece baixa.

Apesar do otimismo aparente, a Casa Branca está cautelosa em apostar nos resultados de terça-feira.

"Não seria sábio desenhar uma conclusão sobre o resultado desta eleição como se fosse de uma eleição presidencial nacional", declarou Earnest, observando que muitas disputas acirradas para o Senado são em estados onde o presidente perdeu no último pleito.

Acompanhe tudo sobre:Estados Unidos (EUA)Países ricosPartido Democrata (EUA)Partido Republicano (EUA)Política

Mais de Mundo

Convenção Republicana: da Ilha da Fantasia direto para a Casa Branca

Delta e American Airlines retomam voos após apagão online global

OMS confirma detecção do vírus da poliomielite no sul e no centro de Gaza

Europa está em alerta vermelho por intensa onda de calor com incêndios e invasões de gafanhotos

Mais na Exame