Mundo

Candidato pró-Rússia vence presidenciais na Bulgária

Radev se declarou favorável a "um bom diálogo com os presidentes dos Estados Unidos e da Rússia"

Rumen Radev: a Bulgária é uma república parlamentar e tem um presidente com funções protocolares (Marko Djurica/Reuters)

Rumen Radev: a Bulgária é uma república parlamentar e tem um presidente com funções protocolares (Marko Djurica/Reuters)

A

AFP

Publicado em 14 de novembro de 2016 às 09h46.

Rumen Radev, candidato apoiado pelos socialistas e favorável à Rússia, venceu as eleições presidenciais deste domingo na Bulgária com 59,35% dos votos, segundo resultados oficiais comunicados pela comissão eleitoral.

A candidata do primeiro-ministro Boiko Borisov e seu partido conservador Gerb, Tsetska Tsatcheva, obteve 36,17%, depois de apurados 99,33% dos votos.

Radev, ex-piloto e chefe da Aeronáutica, se declarou no domingo favorável a "um bom diálogo com os presidentes dos Estados Unidos e da Rússia".

Borisov anunciou no domingo sua demissão após derrota de sua candidata.

A Bulgária é uma república parlamentar, por isso tem um presidente com funções protocolares e que representa uma autoridade moral.

A eleição de Radev não implicava necessariamente a demissão de Borisov, mas como representa um governo minoritário apoiado pelos nacionalistas, ele declarou que os resultados revelam uma falta de apoio por parte dos eleitores.

Acompanhe tudo sobre:EleiçõesGovernoRússia

Mais de Mundo

Eleições EUA: Quem foi o presidente mais velho dos EUA

Coreia do Norte lança vários mísseis de curto alcance no Mar do Japão

Sindicato da Boeing aceita acordo e anuncia fim de greve de sete semanas

Inteligência dos EUA diz que infraestrutura eleitoral do país "nunca esteve tão segura"