Mundo

Candidato a presidente da Espanha pede dissolução completa do ETA

Pedido foi feito pelo líder do Partido Popular Mariano Rajoy, que é apontado como possível vencedor das eleições de novembro

Para Rajoy, anúncio do fim do uso da violência pelo grupo terrorista 'uma grande notícia', mas a tranquilidade dos espanhóis 'só será completa com dissolução irreversível da organização' (Getty Images)

Para Rajoy, anúncio do fim do uso da violência pelo grupo terrorista 'uma grande notícia', mas a tranquilidade dos espanhóis 'só será completa com dissolução irreversível da organização' (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 20 de outubro de 2011 às 18h22.

Madri - O líder do Partido Popular (PP) e candidato à presidência da Espanha, Mariano Rajoy, disse nesta quinta-feira que o anúncio do fim do uso da violência pelo grupo terrorista ETA é 'uma grande notícia', mas afirmou que a tranquilidade dos espanhóis 'só será completa com dissolução irreversível da organização'.

Rajoy, apontado pelas pesquisas como o virtual vencedor das eleições de 20 de novembro, destacou também que a decisão da organização terrorista aconteceu sem o governo espanhol ter feito concessões.

O político lembrou que o ETA foi derrotado pela 'força do estado de direito, pela fé na democracia dos espanhóis e pelo esforço de todos os governantes'.

Segundo o líder, o grupo tomou essa decisão porque 'a lei foi mais forte que as ameaças' e os espanhóis 'souberam resistir à chantagem'.


Já o candidato do governista Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE) e ex-ministro do Interior, Alfredo Pérez Rubalcaba, fez um pronunciamento emocionado.

'A decisão da ETA demonstra que a democracia e as instituições ganhram', disse Rubalcaba, que até sua escolha como candidato à presidência foi o responsável pela luta antiterrorista. 'Queria que este dia tivesse chegado antes, mas hoje é um dia para celebrar a vitória da democracia', ressaltou o dirigente.

Por sua parte, o chefe do Executivo, José Luis Rodríguez Zapatero, afirmou que o anúncio do ETA é a vitória 'da democracia, da lei e da razão'.

Acompanhe tudo sobre:EspanhaETAEuropaPiigsTerrorismoTerroristas

Mais de Mundo

Kamala e Trump dizem que estão prontos para debate e Fox News propõe programa extra

Eleições nos EUA: como interpretar as pesquisas entre Kamala e Trump desta semana?

Eventual governo de Kamala seria de continuidade na política econômica dos EUA, diz Yellen

Maduro pede voto de indecisos enquanto rival promete 'não perseguir ninguém' se for eleito

Mais na Exame