Mundo

Campos de imigrantes da Malásia têm mais de 100 mortes em 2 anos

Saldo, que não havia sido revelado anteriormente, se baseia em dados do departamento de imigração malaio fornecidos à Comissão Direitos Humanos do país

Imigrantes na Malásia: mais da metade dos 118 mortos são de Mianmar, origem de dezenas de milhares dos refugiados que vão para a Malásia (Beawiharta/Reuters)

Imigrantes na Malásia: mais da metade dos 118 mortos são de Mianmar, origem de dezenas de milhares dos refugiados que vão para a Malásia (Beawiharta/Reuters)

R

Reuters

Publicado em 30 de março de 2017 às 10h12.

Kuala Lumpur - Mais de 100 estrangeiros morreram nos últimos dois anos nos centros de detenção de imigrantes da Malásia devido a doenças e causas desconhecidas, de acordo com documentos da Comissão Nacional de Direitos Humanos do país vistos pela Reuters.

O saldo, que não havia sido revelado anteriormente, se baseia em dados do departamento de imigração malaio fornecidos à comissão, que é conhecida pela sigla Suhakam. Houve 83 mortes em 2015 e ao menos 35 até 20 de dezembro de 2016.

Não ficou claro se o saldo de mortes é maior do que o de países vizinhos. Autoridades dos governos da Indonésia e da Tailândia disseram à Reuters que não divulgam tais números.

Mais da metade dos 118 mortos são de Mianmar, origem de dezenas de milhares dos refugiados que vão para a Malásia, incluindo muçulmanos rohingya fugindo da perseguição das autoridades de Mianmar e de sua população majoritariamente budista. A quantidade de baixas de rohingyas nos campos é desconhecida.

O primeiro-ministro malaio, Najib Razak, vem criticando duramente o governo de Mianmar e a líder Aung San Suu Kyi desde uma operação repressiva de suas forças de segurança realizada em outubro que obrigou muitos rohingyas a fugirem pelas fronteiras, em meio a diversas alegações de assassinatos em massa e estupros coletivos praticados pelos soldados. Ele pediu uma intervenção estrangeira para deter o "genocídio" em Mianmar.

Acompanhe tudo sobre:ImigraçãoMalásiaMortes

Mais de Mundo

Foto inédita de William com os filhos, tirada por Kate, é publicada para celebrar Dia dos Pais

Exército israelense anuncia pausa diária nas operações em uma região de Gaza

Cúpula pela paz na Suíça reafirma integridade da Ucrânia, mas pede negociações com a Rússia

Brasil é 3º país mais inseguro da América do Sul, diz Global Peace Index

Mais na Exame